Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Prefeitura de Ibiraiaras renova convênio com APAE

por Rudimar Galvan

Entidade vai receber mais de 11 mil reais

Douglas Rossoni, Claidi Trucollo e Ivete Luchesi
Foto: Silvana Paludo

Na manhã da última quarta-feira (14) o prefeito Douglas Rossoni recebeu em seu gabinete a Presidente e a diretora da Escola de Educação Especial Bem Me Quer de Ibiraiaras (APAE), Ivete Luchesi e Claidi Trucollo, no qual foi renovado o convênio com a Prefeitura Municipal. A APAE recebia um auxílio mensal da Prefeitura no valor de R$ 9 mil. Com a renovação do convênio, passará a receber mais de R$ 11 mil.

Conforme a presidente, o convênio beneficia o Projeto de Equoterapia desenvolvido pela APAE. “Este repasse é exclusivamente para o nosso projeto de Equoterapia, no auxílio ao pagamento dos profissionais que aplicam as técnicas no projeto”, explica.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais. O método gera efeitos positivos ao praticante, como benefícios físicos, sociais e psicológicos.

Hoje são 35 alunos que usufruem dos serviços da escola, porém apenas 10 irão participam do programa, pois é necessário fazer uma avaliação para ver quem está apto para frequentar a equoterapia.

A APAE de Ibiraiaras está atendendo alunos de zero até 60 anos, pois conforme a diretora Claidi, não há uma idade restrita para o atendimento. “Está comprovado que o quanto antes a família procurar ajuda no tratamento da pessoa com necessidade especial, o benefício se desenvolve mais rápido”, considera.

A APAE desenvolve oficinas com trabalhos manuais, atividades de convivência social, além de passeios em lugares diferentes do que estão acostumados no dia-a-dia, caminhadas e oferece acompanhamento com fisioterapeuta, psicóloga e fonoaudióloga. APAE fica disponível para toda comunidade, não apenas àqueles que necessitam dos serviços, mas que queiram visitar e conhecer o trabalho que a escola desenvolve.

A presidente da escola agradeceu a Prefeitura Municipal pelo auxílio oferecido que é oferecido em todos os anos em benefício dos alunos e para quem precisa dos serviços da APAE. “A família APAENA agradece este auxílio oferecido pela Prefeitura, em auxiliar nossos profissionais, pois sem ele teríamos mais dificuldade em beneficiar os nossos alunos. Hoje em dia, tudo gera custos e a APAE não tem um valor fixo no mês para arquear com estas despesas. Temos certeza que esta oportunidade pelo auxílio repassado irá beneficiar ainda muito mais os nossos alunos”, afirma.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais