Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Governo do RS emite alerta para a região de Passo Fundo no Sistema 3As

por Ricardo Silva

Internações por Covid-19 e casos suspeitos em leitos clínicos aumentaram 27%

Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini

O governo do Rio Grande do Sul enviou nesta terça-feira os primeiros cinco alertas do novo sistema de gestão da pandemia do coronavírus no Estado, o Sistema 3As. As regiões de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo foram colocadas nesta condição, segundo o gabinete de crise da administração estadual. Os alertas emitidos representam "uma tendência grave em relação à propagação do coronavírus, pressão no sistema hospitalar tanto em leitos clínicos como de UTI", diz texto do governo estadual.

Passo Fundo 

A cidade de Passo Fundo, também em condição de Alerta, foi colocada nesta classificação por fatores regionais e macrorregionais. Segundo o GT Saúde, a região já estava apresentando aumento consistente nos casos confirmados de coronavírus há uma semana. 

No dia 10 de maio, a região de Passo Fundo estava com 247,4 casos por 100 mil habitantes, enquanto a média estadual era de 247,1 casos por 100 mil habitantes. Nessa segunda-feira, o Estado estava com 224,1 casos por 100 mil habitantes e a região, com 310,5 casos – um aumento de 25,55%, somando 2.071 casos confirmados em uma única semana.

As internações em leitos clínicos também aumentaram, passando de 192 internações entre suspeitos e confirmados Covid-19 no dia 10 de maio para 244 em 16 de maio, aumento de 27%.

Ações 

A partir da classificação, o processo entra na fase de ação. Isto significa que Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo têm 48 horas, a contar da emissão do alerta, para avaliar, responder sobre o quadro das regiões e apresentar plano de ação compatível com a condição e a situação epidemiológica apontada, com o objetivo de reverter a situação.

Se a resposta da região for considerada adequada, a proposta é aplicada imediatamente, e a região segue sendo monitorada pelo GT Saúde. Caso a resposta não seja adequada, o Estado poderá intervir e estipular ações adicionais a serem seguidas.

Prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto mantém hoje (18/05) reunião com outros gestores de municípios da região de Passo Fundo para discutir os protocolos a serem adotados no combate a pandemia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais