Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Tua Saúde
19:00:00
 
 

Vara judicial abre inscrições para seleção de conciliador cívil

Baixar Áudio por Luiz Calderan

O processo seletivo está aberto a pessoas com mais de 18 anos e ensino médio completo, sem a exigência de formação em Direito

Foto: Tua Rádio Cacique

O Fórum de Lagoa Vermelha está com inscrições abertas para o processo seletivo de Conciliador Cívil, até o dia 22 de abril. Em entrevista exclusiva à Tua Rádio Cacique, o Juiz de Direito, Dr. Gerson Lira, frisou a importância desses profissionais na resolução de questões de menor economicidade, como ações de cobrança indenizatória e casos relacionados à Fazenda Pública, em que mais de 95% das demandas envolvem medicamentos para tratamentos. Ouça a entrevista completa. 

Para suprir a necessidade, e para que os processos andem, será realizado um certame público, com prova marcada para o dia 10 de maio. O processo seletivo está aberto a pessoas com mais de 18 anos e ensino médio completo, sem a exigência de formação em Direito. É indispensável que os interessados não tenham antecedentes criminais. Segundo o Dr. Gerson Lira, o papel do conciliador não demanda conhecimento jurídico específico, mas sim habilidades de comunicação e negociação para buscar acordos entre as partes em conflito.

Os interessados podem se inscrever até a próxima segunda-feira, 22/04, na 3ª Vara Judicial de Lagoa Vermelha, onde serão orientados sobre o conteúdo da prova, que abordará principalmente a Lei 9.099 dos Juizados Especiais e parte do Código de Processo Civil.

Embora não haja remuneração fixa, os conciliadores serão pagos de acordo com a produtividade, ou seja, o número de audiências em que obtiverem conciliação. Essa medida visa incentivar a eficiência na resolução de conflitos e garantir um serviço de qualidade à comunidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais