Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Emater disponibiliza curso sobre defensivos em Lagoa Vermelha

Baixar Áudio por Everton Meneguzzi

São 35 vagas para os interessados na capacitação

Foto: Rudimar Galvan/Tua Rádio

A aplicação de defensivos é a operação agrícola que se realiza com maior frequência nas propriedades rurais, possui custo elevado e envolve riscos de contaminação humana e ambiental. Para a mitigação destes parâmetros a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), implementou no Rio Grande do Sul um projeto de inspeção técnica de pulverizadores agrícolas e treinamento de agricultores denominado Inspeciona-RS.

O treinamento de produtores rurais em boas práticas agrícolas para a aplicação de produtos hormonais é uma das práticas envolvidas nesse trabalho, assim como a realização de inspeções de pulverizadores agrícolas. Em Lagoa Vermelha, o Centro Regional de Treinamento de Produtores Rurais, em parceria com a Emater e Escola Estadual Técnica Agrícola Desidério Finamor, abre vagas para 35 pessoas interessadas na capacitação.

A programação teórica e prática acontecem nos dias 06 e 07 de junho. Ministrada pela a engenheira agrônoma e extensionista da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Joana Hanauer, o curso vai abordar as Instruções Normativas da Seapdr de Números 40/2021, que estabelece a obrigatoriedade de informar na receita agronômica as coordenadas geográficas do local de aplicação; 41/2021, que regulamenta sobre a comercialização dos agrotóxicos hormonais; e 42/2021, que regulamenta o cadastro dos aplicadores e a obrigatoriedade do produtor prestar informações sobre a aplicação de agrotóxicos hormonais.

A partir de 1° de junho de 2022 a IN n° 42 será aplicada a todos os municípios do Rio Grande do Sul e os agricultores deverão concluir o curso de Boas Práticas de Aplicação de produtos hormonais até este período. A partir disso, as informações da aplicação de agrotóxicos hormonais deverão ser prestadas pelo produtor rural, no prazo máximo de 96 horas, após o último dia de aplicação, por meio do preenchimento dos dados no Sistema de Defesa Agropecuária (SDA).

Para atender ao disposto na Instrução Normativa, a Emater/RS-Ascar e Prefeitura Municipal de Lagoa Vermelha desenvolvem essa capacitação gratuita aos interessados. É uma exigência que os cursos deverão ser ministrados para turmas com no máximo 40 participantes, exigindo uma frequência mínima de 80% da carga horária total e processo de avaliação de conhecimentos ao final do curso e certificação aos mesmos.

Maiores informações e inscrições podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, escritório municipal da Emater ou nos telefones: 3358-9112/ 3358-1471. Em entrevista à Tua Rádio Cacique na manhã desta terça-feira, 17 de maio, o engenheiro agrônomo da Emater Vilson Nadin, juntamente com o técnico da Emater, Josmar Veloso, falaram sobre a oportunidade de qualificação. Ouça.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais