Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Doação de Sangue: Orientações à doadores e novas viagens agendadas marcam o mês de novembro em Lagoa Vermelha

Baixar Áudio por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

Está agendada a próxima viagem que vai levar doadores de sangue de Lagoa Vermelha até o Hemopasso, em Passo Fundo. Será dia 18 de novembro, quinta-feira, na parte da manhã. O grupo vai sair às 6 horas em frente à Secretaria da Saúde e a doação está agendada para às 8 horas. Para quem trabalha, a doação de sangue dá direito e um dia de folga, sem desconto no salário, desde que seja negociado previamente com a empresa. Para essa viagem, a lotação já está completa.

Ainda neste mês de novembro uma lotação, composta pelo Corpo de Bombeiros, também fará a doação. Com isso, serão duas lotações de doadores, somente neste mês de novembro.

Em entrevista à Tua Rádio Cacique, uma das organizadoras dessas ações, Justina Spanholi, informou como funciona o processo de doação. Para pacientes internados no Hospital São Vicente de Paulo e IOT de Passo Fundo, as doações devem ocorrer no Hemocentro. Já as doações para pessoas internadas no Hospital de Clínicas de Passo Fundo e Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha, devem ser feitas no Hemopasso.

Quem tiver interesse em se tornar um doador de sangue deve realizar seu cadastro na recepção da Câmara de Vereadores. Para quem já é cadastrado, basta entrar em contato com o Poder Legislativo pelo telefone 3358 2540 e informar à servidora Maria Clarissa Conte a sua disponibilidade. Para cada destino de doação, os organizadores agendam para que a comitiva de doadores se desloque a Passo Fundo e a Secretaria Municipal de Saúde, providencia o transporte.

Para os homens, o intervalo mínimo entre uma doação e outra é de 60 dias, totalizando o máximo 4 doações em 12 meses. Já, para mulheres o prazo mínimo é de 90 entra uma doação e outra, somando 3 doações em um ano.

As doações são realizadas periodicamente, em viagens sem custo aos doadores. O programa de Doação de Sangue de Lagoa Vermelha é resultado da parceria entre a voluntária Justina Spanholi, a Secretaria Municipal de Saúde e o Poder Legislativo, e é regulamentado pela Lei Municipal nº 7360/2017.

Ouça entrevista na íntegra:

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais