Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Abandono do Capitel de São Peregrino inspira ação comunitária de revitalização

Baixar Áudio por Luiz Calderan

A origem dos capitéis remonta aos imigrantes italianos, que trouxeram consigo esses templos como parte de sua herança cultural

Um grupo de voluntários está liderando uma ação dedicada para revitalizar o histórico Capitel de São Peregrino. A decisão foi inspirada após uma postagem em uma rede social, que fez com que a professora Inês Biazus e outros voluntários se organizassem para restaurar o patrimônio físico — situado próximo à sede da ABAMF, que se encontra abandonado. 

Conforme Clacir Bonatto, voluntário, ao visitar o capitel é evidente o estado de negligência, com a ausência da imagem do Santo e a estrutura em completo desalinho. O Capitel de São Peregrino tem uma importância histórica e cultural, sendo um local tradicional para encontros religiosos e orações. A origem dos capitéis remonta aos imigrantes italianos, que trouxeram consigo esses templos como parte de sua herança cultural.

Inês Biazus destaca o desejo de resgatar a memória do local, transformando-o novamente em um ponto de encontro para celebrações e orações. Para alcançar esse objetivo, uma série de serviços estão sendo planejados, incluindo limpeza, roçagem, reparos nos vidros e instalação de grades, além de pintura e revitalização geral da estrutura.

A comunidade também é convidada a contribuir para esse esforço, seja por meio de doações em dinheiro, que podem ser encaminhadas diretamente à Paróquia São Paulo Apóstolo, ou por meio de voluntariado e apoio nos trabalhos. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais