Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Comissão Especial e prefeitos debatem sobre acesso asfáltico com secretário dos Transportes

por Diego Girardi

Reunião aconteceu na quarta-feira

Foto: Foto: Wilson Cardoso

A Comissão Especial dos Municípios Sem Acesso Asfáltico, presidida pelo deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) na Assembleia Legislativa, participou nesta quarta-feira (13) de uma reunião com o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen; prefeitos e lideranças de municípios que ainda lutam pelo asfaltamento.

Durante o encontro, Sossella reforçou junto ao secretário as ações que estão sendo desenvolvidas pela Comissão Especial, que contou com a assinatura de todos os deputados do Parlamento para a sua instalação. Também solicitou que seja informada a situação de cada trecho dos municípios sem acesso asfáltico. 

A vice-presidente da Comissão Especial, deputada presidente Zilá Breitenbach (PSDB), citou a situação das obras que foram iniciadas e estão paralisadas. “O que foi feito está se perdendo e isso tem um custo para o Estado”, ressaltou.

Relator da Comissão Especial, o deputado Vilmar Zanchin (PMDB) salientou a importância do relatório da Secretaria Estadual dos Transportes para que todos tenham conhecimento sobre a situação de cada obra. “Temos andado pelo interior e dito pela Comissão que não estamos prometendo asfalto. Temos sido claros, francos. Se dá para fazer, vai ser feito”, colocou.

Para o deputado Zé Nunes (PT), integrante da Comissão Especial, nenhuma gestão conseguirá resolver o problema de todos os municípios, mas é importante que se garanta a continuidade de um determinado número de obras. “Em muitos casos a gente sente um desânimo nas comunidades e isso é ruim para o Estado”, disse.

Também integrante da Comissão Especial, o deputado Gilberto Capoani (PMDB) citou a reunião feita na semana passada com o secretário estadual do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch. “Queremos oportunizar que o Estado possa buscar recursos para atender as necessidades destes municípios”, completou.

Durante o encontro, os representantes dos municípios listaram as dificuldades enfrentadas pela população, principalmente no escoamento da produção, no deslocamento diário da população e na conquista de novas empresas. “A redenção dos nossos municípios será através do asfalto”, enfatizou o prefeito de Capão Bonito do Sul, prefeito Danilo Barreto da Costa (PMDB).

O secretário reconheceu a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão Especial. Westphalen também disse que tem ciência da real importância da pavimentação para o desenvolvimento dos municípios e que o acesso asfáltico é uma das prioridades do governo.

“Foi uma determinação do governador José Ivo Sartori que fizéssemos um levantamento de cada obra, que deve ser finalizado em breve. Esse relatório e o trabalho da Comissão Especial serão fundamentais para a definição de quais obras serão feitas. Pelos critérios que adotamos, iremos dar prioridade para àquelas que estão sem nenhum problema. Elas serão iniciadas e concluídas”, informou Westphalen. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais