Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

CAPS desenvolve projeto “Plantando Saúde”

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

Foi realizada a primeira etapa do projeto “Plantando Saúde” na Unidade Básica de Saúde do bairro Oliveira, desenvolvida pelo Centro de Atenção Psicosocial (CAPS) do município. A ação ocorre através do matriciamento ou apoio matricial, sendo um novo modo de produzir saúde, em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. Isso, visa aproximar a equipe do CAPS dos usuários do serviço e das equipes das unidades de saúde, onde desta forma identifica as demandas e promove cuidado em saúde mental de forma mais ágil e eficaz.

A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria da Saúde, Secretaria da Agricultura e Emater, onde na oportunidade foram plantadas 28 árvores frutíferas. Moradores interessados e profissionais da Unidade, participaram de capacitação no curso de plantas medicinais, condimentares e aromáticas.

O objetivo é ampliar este projeto, o qual também prevê a construção de horta e produção de flores. Além disso, promover o estimulo ao consumo de alimentos saudáveis, na busca pela redução de farmacológicos.

Segundo a Assistente Social e Coordenadora do CAPS, Paula Fernanda Castilhos, “este projeto traz benefícios incontáveis para a população e para os profissionais envolvidos, pois através dele é possível levar informação de qualidade de vida, saúde, promover o fortalecimento de vínculos entre população e profissionais, identificar necessidades e promover um cuidado em saúde mental dentro do território do indivíduo”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais