Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Monumento histórico de Lagoa Vermelha, a Bica, ganha cara nova após restauração

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Apesar da restauração, a água da Bica ainda é imprópria para o consumo humano

Pintura de São João Maria
Foto: Tua Rádio Cacique

Um dos símbolos emblemáticos da cidade de Lagoa Vermelha, a Bica, carinhosamente conhecida como Biquinha, passou por um processo de restauração. O responsável por essa transformação é o artista plástico, Leandro da Silveira, que falou sobre a recuperação da imagem do espaço, que resgata parte da história e identidade do município. 

Conforme Silveira, foram aproximadamente 45 dias de trabalho contínuo para a entrega dos reparos. "São os mesmos elementos, apenas foram repaginados. O ambiente é bastante úmido, e por isso deve acontecer uma repaginação recorrente", explicou. A pintura, completamente refeita, exibe referências que remetem a Lagoa Vermelha, como a fauna local, o chimarrão, pássaros e o pôr do sol. A obra foi bancada pela prefeitura municipal. 

Além disso, a figura de São João Maria, associada à lenda que água santa que faz com que as pessoas permaneçam na cidade. São João Maria também seria o responsável por batizar a bica. Leandro ressalta que a intervenção vai além do aspecto estético, pois também busca preservar a fé e a tradição da comunidade. 

O artista enfatiza a importância da manutenção periódica dos monumentos históricos. "A Bica necessita de uma manutenção a cada seis anos. A próxima seria em 2030". Apesar da restauração, a água da Bica ainda é imprópria para o consumo humano. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais