Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

CPERS de Lagoa Vermelha irá participar de mobilização em Porto Alegre pela valorização da categoria

Baixar Áudio por Luiz Calderan

Lorenson mostrou grande preocupação em relação ao IPE Saúde

Foto: Luiz Calderan/Tua Rádio Cacique

O Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) está se preparando para uma mobilização em Porto Alegre, no dia 22/03. O diretor do 25º núcleo do sindicato, Joarez Lorenson, confirmou a presença do grupo de Lagoa Vermelha na capital gaúcha e falou sobre as pautas de relevância para a categoria.

Lorenson mostrou grande preocupação em relação ao IPE Saúde. Ele ressaltou o impasse existente entre o governo do Estado e o IPE. "Mesmo com o desconto previsto na folha de pagamento, o governo não repassa para o IPE, alega dificuldades. Existe esse impasse e precisa ser resolvido". 

Ainda sobre o plano de saúde dos servidores, o diretor explicou as dificuldades enfrentadas pelos contribuintes. "É gradativo. Alguns dependentes que não pagavam antes, começaram a pagar. Tem uma tabela progressiva de desconto. Por exemplo, o marido de uma professora não pagava, agora começou a pagar pela faixa de idade. Quanto mais idade, mais caro. Pesou muito".

A mobilização em Porto Alegre tem como objetivo dar pressão às autoridades para que as demandas da categoria sejam atendidas. Lorenson mencionou a "pressão" como meio legítimo de busca por direitos. "Tem que ter pressão para que os governos se sensibilizem e nos atendam", pontuou. 

Entre outras demans, o CPERS busca o pagamento do Piso do Magistério para professores ativos e aposentados, com e sem paridade. Lorenson disse que busca-se estender o pagamento para os funcionários de escola, pelo aumento do básico no Plano de Carreira dessa parcela da categoria para, no mínimo, R$ 1.500,00. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais