Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Suculentas: plantas ornamentais que caíram no gosto das pessoas

Baixar Áudio por Rudimar Galvan

Do simples gosto pelo cultivo à renda familiar como negócio

As plantas suculentas são aquelas que possuem raiz, o talo ou as folhas engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais. Esta adaptação lhes permite manter reservas do líquido durante períodos prolongados, e sobreviver em ambientes áridos e secos que para as outras plantas seriam inabitáveis.

O exemplo mais típico de suculência é a dos cactos, cujos talos apresentam uma grossa capa de tecido parenquimatoso. Além dos cactos outras diversas famílias vegetais apresentam os mesmos fenômenos.

Sua forma de propagação vegetativa se dá pela simples queda da folha na superfície do solo. A água contida da folha é suficiente para hidratar as raízes e a formação da muda até a maturidade do crescimento. Quando têm suas folhas retiradas, é possível plantá-las no solo, e novas plantas se originam de cada folha.

Existem milhares de espécies de plantas suculentas, classificadas em várias famílias. Em Lagoa Vermelha, a prática pelo cultivo de suculentas, tem ganho o gosto de muitas pessoas. Muitas dessas, passaram de admiradores para um negócio, onde cultivam e vendem as plantas.

Em uma conversa com Luci Telles e Liliane Costa da Silva, que cultivam suculentas, elas dividiram suas histórias e trouxeram ensinamentos. Ouça a entrevista na íntegra.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais