Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Marcelo Arruda encerra sua gestão frente a Federação dos Municípios do RS

Baixar Áudio por Rudimar Galvan

Congresso da FAMURS está ocorrendo em Erechim e posse da nova gestão será nesta quarta-feira (7)

Marcelo Arruda, presidente da FAMURS, em entrevista a Tua Rádio, avaliou sua gestão.
Foto: Divulgação

A Famurs realiza nesta quarta-feira, dia 7 de maio, a Cerimônia de Posse do Conselho de Administração para a Gestão 2025/2026. Na oportunidade, o ex-prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, passará o comando da entidade para a prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira.

A solenidade será realizada junto à programação do 43º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, na Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), a partir das 9h, com a presença dos prefeitos eleitos para os Conselhos de Administração e Fiscal, além de autoridades convidadas, como o governador Eduardo Leite e deputados gaúchos.

 

Em entrevista a Tua Rádio Cacique, o presidente da FAMURS Marcelo Arruda avaliou sua gestão e falou sobre o Congresso. A Tua Rádio acompanhará a Posse da Gestão 2025/2026 da FAMURS.

OUÇA A ENTREVISTA

 

Nova presidência

Adriane Perin de Oliveira, 44 anos, é natural de Quilombo (SC). Ela é prefeita reeleita de Nonoai, município integrante da Associação dos Municípios do Norte Gaúcho (AMNG). 

Entre as bandeiras da gestão, Adriane quer trabalhar de forma moderna, democrática, técnica e centrada na escuta ativa dos prefeitos e prefeitas do RS. Com o slogan “Pra te ouvir. Pra fazer!”, seu compromisso será manter a Famurs próxima, eficiente e resolutiva, capaz de fortalecer o protagonismo dos municípios gaúchos no cenário estadual e nacional. 

Entre os eixos estratégicos, a prefeita de Nonoai pretende criar um núcleo de vice-prefeitos, em busca de fortalecer as relações, tendo em vista que em diversas oportunidades eles assumem a gestão do município. Também pretende criar uma Agência de Desenvolvimento, Inovação e Crescimento, cujo objetivo será fortalecer as potencialidades econômicas de cada região, conectando os municípios para resultados conjuntos. 

À frente da Famurs, Adriane visa retomar o Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas, para incentivar o protagonismo feminino e a criação de políticas públicas voltadas à liderança feminina municipal; trabalhar de forma regionalizada e de apoio às Associações dos Municípios, fomentando potencialidades locais; e defender investimentos em infraestrutura viária e digital, com apoio à mobilidade intermunicipal. 

Adriane elencou entre as pautas prioritárias da sua gestão – até abril de 2026 – a Reforma da Previdência, a Reforma Tributária e o novo Regime Tributário Nacional. 

A indicação de Adriane Perin de Oliveira obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no estado. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2025 e 2028. Como o Progressistas foi o primeiro partido com maior número de prefeitos eleitos no RS em 2024, obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2025. O MDB, o PDT e PL também irão compor o rodízio.

 

Programação do Congresso

 

*2º Dia:  – 06/05/2025 - TERÇA-FEIRA*

 

08h - 9h: ABERTURA DA FEIRA DOS EXPOSITORES E CREDENCIAMENTO

 

09h – 10h30: REFORMA TRIBUTÁRIA 

Eudes Sippel, consultor tributário da Confederação dos Municípios - CNM 

 

1Oh30 – 12h:  IRRIGAÇÃO SUSTENTÁVEL: FINANCIAMENTO, LICENCIAMENTO E INCENTIVOS

 Sr. Robson Santos, Superintendente Executivo da Unidade de Agronegócios do Banrisul;

Representante SEAPI 

Representante SEMA

 

12h30 - 14h: INTERVALO PARA ALMOÇO *POR ADESÃO*

 

13h30 - 14h15: CAIXA

Representante CAIXA

 

14h15 - 15h30: APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ESTADUAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Luís Vilson Covatti, Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR)

Luciano Schwerz, Presidente da EMATER

 

15h30 - 16h30: OS LIMITES DA PUBLICIDADE INSTITUCIONAL

Dr. Antonio Augusto Mayer, advogado e professor de Direito Eleitoral

 

16h30 - 17h30: COMUNICAÇÃO GESTÃO PÚBLICA - REDES SOCIAIS

Rafael Bandeira, Publicitário e analista sênior de big e small data

 

17h30: ENCERRAMENTO 

 

20h30 - JANTAR DOS PREFEITOS

CTG – CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS SENTINELA DA QUERÊNCIA - R.HENRIQUE P. SALOMONI Nº 570 – EM FRENTE A ACCIE

 

 

*3º Dia: – 07/05/2025 - QUARTA-FEIRA*


9h30 – 11h - POSSE GESTÃO 2025/2026

11h - ENCERRAMENTO

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais