Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

2ª Jornada de Regionalização debate protocolos de segurança no turismo do RS

por Rudimar Galvan
Evento tratará da responsabilidade da região que recebe o turista como também do dever do visitante em relação ao destino
Foto: Divulgação/Secon

Com a temática sobre protocolos de segurança no setor turístico gaúcho, a 2ª Jornada de Regionalização do Turismo será realizada na quinta-feira, 8 de outubro. As palestras ocorrem a partir das 9h30min, pelo aplicativo Cisco Webex, e podem ser acessadas livremente.

Idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo RS (PRT-RS), a ideia do encontro é difundir as boas práticas de segurança no setor, contribuindo com as demais regiões turísticas em processo de ascensão. Secretário da pasta, Rodrigo Lorenzoni destaca a importância desta temática para o sucesso do turismo regional, principalmente, no momento em que vivemos em meio à pandemia.

“As jornadas já são um grande exemplo sobre a temática da segurança, pois estão ocorrendo on-line. Estamos nos reinventando dia a dia para seguirmos os protocolos de segurança necessários atualmente e nos desenvolvendo de maneira solidária e criativa", afirma.

De acordo com a turismóloga Débora Toffoli Snel, coordenadora e interlocutora do PRT-RS, o evento sobre protocolos de segurança tratará da responsabilidade da região que recebe o turista, como também do dever do visitante em relação ao destino. Mesmo ambos estando ávidos para retomar as atividades, um comportamento cauteloso é essencial. “É muito importante discutirmos essa retomada do turismo de forma criteriosa, acessando todos os mecanismos possíveis para a segurança de todos os envolvidos”, afirma.


Veja um resumo do que falará cada palestrante:

• Tema: A reinvenção no turismo.
• Palestrante: Ângelo Sanches Thurler, secretário de Turismo e Cultura de Canela.
“Estamos em um momento em que as pessoas foram obrigadas a se reinventar. Se reinventar no turismo é se desafiar a entregar as mesmas experiências, mas com mais segurança e sem decepções. E não falamos somente dos protocolos de saúde, mas, também, em reinventar a hospitalidade. É fazer com que o turista se encante pelos novos desafios que vai encontrar. A reinvenção não está somente em se conectar com os protocolos de segurança mundiais, mas, também, em provocar a sociedade para compreender que o novo conceito de turismo está mais exigente. Precisamos entender que as relações humanas serão prioridade no novo turismo.”

• Tema: Cuidados essenciais para viagens seguras.
• Palestrante: Rita Michelon, diretora da ABBTur no RS.
“A temática aborda o comportamento do turista. Muitas empresas implantam seus protocolos de segurança sanitária, mas alguns visitantes não respeitam e não têm consciência sobre a segurança coletiva e individual. Um exemplo é o uso obrigatório de máscara, o respeito ao distanciamento social, a sanitização de locais e até o próprio kit viagem Covid-19. A palestra discorrerá sobre essas questões tão atuais, mas que servem para qualquer momento e não somente em tempos de pandemia.”

• Tema: Protocolos de segurança da Quinta da Estância e o novo turismo.
• Palestrante: Rafael Sittoni Goelzer, diretor de Relacionamento com o Mercado da Quinta da Estância.
“Nos últimos meses, a equipe da Quinta da Estância se dedicou a pesquisar e estudar, no mundo inteiro, as melhores práticas de prevenção no turismo, tornando a experiência de seus visitantes segura, divertida e inesquecível. Seguindo as orientações da OMS, Ministério da Saúde e secretarias estadual e municipal da Saúde, a fazenda de Viamão criou diversos protocolos internos, tornando a prevenção uma experiência natural e divertida."

• Tema: A certificação do turismo seguro em Bento Gonçalves e na Região Uva e Vinho.
• Palestrante: Rodrigo Ferri Parisotto, secretário de Turismo de Bento Gonçalves.
“A retomada de todas as atividades só pode ocorrer com um comprometimento grande do setor em relação aos protocolos de segurança. Desde maio, em Bento Gonçalves, adotamos o protocolo internacional e, atualmente, são 97 empresas que seguem cada uma das ações propostas, o que tem garantindo a manutenção do retorno da atividade turística de forma bastante segura."

Jornadas de Regionalização do Turismo

8/10 - Protocolos de segurança no Rio Grande do Sul: experiências bem-sucedidas no segmento do turismo

12/11 - Projetos para a retomada do turismo no Rio Grande do Sul em 2021

10/12 - As regiões turísticas do Rio Grande do Sul e a preparação dos municípios para a atualização do Mapa Brasileiro do Turismo.


Programa de Regionalização do Turismo (PRT)

Lançado em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo Ministério do Turismo com Estados e municípios. O objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a administração e a promoção do turismo no país. A ideia da iniciativa é ter uma gestão descentralizada em que se unam os esforços do poder público, do privado e da sociedade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais