Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Tio Pedrinho morre, aos 95 anos, em Passo Fundo

por Luciano Andrade

Ao lado de seu irmão, Alexandre de Góes Vieira, formou a dupla “Os Irmãos Pato”

Foto: Reprodução/Facebook

O tradicionalismo gaúcho perdeu nesta quarta-feira, dia 04, um de seus precursores. Pedro Augusto de Carvalho Vieira, conhecido como Tio Pedrinho, morreu aos 95 anos, em Passo Fundo, onde residia atualmente.

Tio Pedrinho formou com seu irmão João Alexandre de Góes Vieira, que era conhecido como Tio Góes, a dupla “Os Irmãos Pato”. Em seu trabalho pelo tradicionalismo, apresentou a música “Vaneira Marcada” para Paixão Cortes, quando o historiador passou pela região de Lagoa Vermelha, pesquisando a cultura gaúcha.

O corpo de Tio Pedrinho está sendo velado no Memorial da Paz em Passo Fundo, até às 06h, de quinta-feira, dia 05, quando será transladado para Lagoa Vermelha. O velório prosseguirá até as 11h, na Capela A da Funerária Padrão, e logo após o sepultamento será realizado no Cemitério Municipal de Lagoa Vermelha.


Histórico

Pedro Augusto de Carvalho Vieira nasceu em 29 de junho de 1921 no distrito de Clemente Argolo na cidade de Lagoa Vermelha.

Tio Pedrinho como é conhecido, foi casado com Celeste Feijó Vieira com quem teve 06 filhos, Guaraci, Jussara, Jacira, Maria Arajuiara, Jaíra e Caubi. Foi Oficial de Justiça da Comarca de Lagoa Vermelha.

Tio Pedrinho demonstrou seus dotes artísticos pela primeira vez em um cavaquinho, com então 07 anos de idade, que havia ganho de seu irmão Tio Góes (João Alexandre de Góes Vieira), e logo com 10 anos já se apresentava tocando gaita de 08 baixos.

Tio Góes e Tio Pedrinho formaram a dupla "Irmãos Pato" e animaram muitos bailes na região dos campos de cima da serra e demais regiões do estado.

Os "Irmãos Pato" chegaram a gravar discos, entre eles um se destaca, juntamente com Fioravante Bertussi, a pedido de Adelar Bertussi.

Dentre as muitas curiosidades que envolvem a carreira e a vida de Tio Góes e Tio Pedrinho é que foram eles que tocaram o baile principal da segunda edição da Califórnia da Canção de Uruguaiana, junto com o grupo " Os Fandanguistas".

Paixão Cortes conheceu Tio Pedrinho em uma visita a Lagoa Vermelha, que fazia parte de seus estudos sobre a história e os costumes do gaúcho. Nessa ocasião, Tio Pedrinho lhe apresentou a "Vaneira Marcada", que tempos depois o cantor e compositor Leonardo viria a compor a letra e gravar a canção em disco.

Tio Pedrinho foi homenageado várias vezes, entre elas está a canção "Bugio do Tio Pedro", composta por Leonardo e gravada em disco pelo conjunto “Os 03 Xirus”. Leonardo também homenageou Tio Pedrinho e Tio Góes com a canção "Meus velhos Queridos”, onde cita também Tio Bilia, Pinheiro, Tio Mederico entre outros tantos.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais