Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Implementação de semáforos inteligentes no Município busca melhorar a mobilidade urbana

por Rudimar Galvan

Este avanço tem como objetivo principal garantir uma maior fluidez do trânsito em pontos estratégicos da cidade

Foto: Divulgação/Pedro Ramos | Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Lagoa Vermelha está dando início ao processo de modernização dos semáforos da cidade, introduzindo um sistema inteligente que ajustará dinamicamente o tempo de abertura de acordo com a demanda de veículos. Este avanço tem como objetivo principal garantir uma maior fluidez do trânsito em pontos estratégicos da cidade, beneficiando a mobilidade urbana do Município.

Serão três os pontos fixos contemplados por essa iniciativa: a Avenida Presidente Vargas nos cruzamentos com a Avenida Circular e com a rua Jorge Moogen, além da Avenida Afonso Pena no cruzamento com a rua Protásio Alves.

Os semáforos inteligentes utilizam tecnologia de ponta, como sensores de câmeras especiais, algoritmos de computador e comunicação em rede para gerenciar o fluxo de veículos de maneira mais eficiente. Ao contrário dos semáforos convencionais, esses dispositivos adaptam dinamicamente os tempos de sinalização com base nas condições de tráfego em tempo real, proporcionando uma resposta ágil às necessidades do momento.

Esses sistemas avançados podem incluir uma variedade de sensores e câmeras de vídeo para monitorar o volume de tráfego, a velocidade dos veículos e a presença de pedestres, contribuindo assim para a segurança viária. Além disso, são capazes de identificar infrações de trânsito, como avanço de sinal e conversão proibida à esquerda, tornando as vias mais seguras para todos os usuários.

O Departamento Municipal de Trânsito está empenhado em atender às demandas crescentes do tráfego, que tem visto um aumento significativo no fluxo de veículos, com mais de 20.000 veículos emplacados no Município. A previsão é que a instalação e operacionalização desses semáforos inteligentes estejam concluídas até o final de março, proporcionando uma experiência de trânsito mais eficiente e segura para toda a comunidade.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais