Lagoa Vermelha estuda modelo habitacional adotado por Caxias do Sul
A proposta de explorar modelos semelhantes em Lagoa Vermelha será apresentada à gestão municipal
No último dia 27 de novembro, o Chefe do Departamento de Regularização Fundiária e Habitação, Helmer da Silva dos Passos, a assistente social Andreia Claudia Vanzela e o assessor, Silas Moreira Gomes, realizaram uma visita institucional à Secretaria Municipal de Habitação de Caxias do Sul. O encontro teve como objetivo conhecer de perto os programas habitacionais implantados no município, considerados referência regional na área.
Além dos tradicionais programas federais e estaduais, já amplamente conhecidos, a equipe buscou identificar alternativas voltadas a cidadãos inseridos no mercado formal de trabalho que necessitam de subsídio financeiro temporário para aquisição da casa própria.
Em Caxias do Sul, iniciativas municipais disponibilizam créditos subsidiados aos beneficiários, com pagamentos mensais debitados diretamente no Fundo de Habitação. Esse mecanismo permite que o fundo se fortaleça economicamente, garantindo sustentabilidade e ampliando o atendimento a outras famílias com necessidades habitacionais.
A proposta de explorar modelos semelhantes em Lagoa Vermelha será apresentada à gestão municipal e avaliada conforme a realidade local. A equipe destaca que iniciativas desse tipo representam alternativas viáveis para enfrentar o déficit habitacional do município. No entanto, reforça-se a importância de planejar estratégias eficazes para prevenir inadimplências, fator que pode comprometer a continuidade e a eficiência do programa.
Comentários