Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Ciclista da UPF compete neste domingo em Santa Catarina

por Luciano Andrade

Competição de Mountain Bike acontece em Camboriú

Foto: Divulgação

A ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF), Luana Machado, participa do Desafio Marcio May de Mountain Bike Marathon, em Camboriú, em Santa Catarina (SC), neste domingo (31/01). A competição terá um percurso de 110 quilômetros e um desnível de altimetria de 2.875 metros.

A prova de ultramaratona exigirá muito preparo físico e psicológico, já que a atleta terá que ficar pedalando em ritmo forte por várias horas e com sol escaldante em um único dia. Luana está bem condicionada e otimista. A ciclista é especialista neste tipo de competição e tem muita força e resistência para enfrentar desafios longos.

Para encarar este desafio, a atleta está treinando, em média, cinco horas por dia durante três vezes na semana. Também realiza treinos regenerativos, onde mantém um ritmo moderado e constante para recuperar-se dos treinos mais intensos.

Ricardo está focado no Pan-Americano
O pai de Luana, o Ricardo, que também é atleta da UPF, tem como objetivo principal no primeiro trimestre do ano vencer o campeonato Pan-Americano, que será realizado em março, na Argentina. Para alcançar este objetivo, o atleta realiza treinos mais curtos, porém bem intensos e com muita explosão muscular. Ele pedala em média duas horas por dia durante a semana e de três a quatro horas nos finais de semana.

O ciclista costuma realizar uma sessão de alongamentos no começo da manhã, depois aquece por um período que varia de 30 a 40 minutos e, logo após, começa a impor um ritmo muito forte, intenso e quase insuportável, que tem uma variação de 2 até 10 minutos. Este treino consiste em uma recuperação ativa, ou seja, pedala leve por dois minutos e repete estas sessões várias vezes até chegar à exaustão.

Este treinamento é diferenciado, porque visa as provas de Mountain Bike Cross Country Olímpico, que são mais custas que as ultramaratonas e tem a duração de uma a três horas, porém são muito intensas.

A estreia do atleta neste ano será em uma competição na Serra Gaúcha, no município de Nova Petrópolis, no dia 14 de fevereiro. Ricardo participará do Campeonato Estadual, que terá um percurso de 40 quilômetros de muitas montanhas entre os vinhedos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais