Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Repórter da Tua Rádio cobre Jornada Mundial da Juventude em Portugal

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Pablo Ribeiro embarca para Lisboa nesta terça, 25 de julho

Foto: Sean Pavone/Canva

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023 será realizada em Lisboa, capital de Portugal, entre os dias 01 e 06 de agosto, e terá ampla cobertura da rede Tua Rádio. Direto da capital portuguesa, o jornalista Pablo Ribeiro e o Frei Capuchinho Gabriel Cavalli, trarão as principais informações do evento que terá a presença do Papa Francisco e deverá reunir 1,5 milhão de jovens católicos de todo o mundo.

O jornalista Pablo Ribeiro e o Frei Gabriel Cavalli embarcam para Lisboa no dia 25 de julho. No dia seguinte, a dupla se dirige à cidade do Porto, onde acompanharão os eventos da Pré-Jornada Mundial da Juventude na Diocese da cidade. No dia 31 de julho, retornam à Lisboa para acompanhar a Jornada, desde a sua abertura até o final, que ocorrerá no Parque Tejo, um espaço verde de 100 hectares, situado entre o Parque das Nações e a Foz do Trancão.

O tema da Jornada Mundial da Juventude deste ano é “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco. A frase bíblica é uma citação do Evangelho de São Lucas e dá início ao relato da Visitação, que se refere a visita de Maria a sua prima Isabel, um episódio bíblico que se segue à Anunciação, que foi o anúncio do anjo a Maria de que iria ser a mãe do Filho de Deus.

A cobertura da JMJ Lisboa 2023 contará com lives no facebook.com/redetuaradio e vídeos no Instagram @redetuaradio.

A Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

Acontece todos os anos a nível diocesano, até agora por altura do Domingo de Ramos e a partir de 2021 no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja. Em 1995, a edição de Manila, nas Filipinas, reuniu cerca de 4 milhões de peregrinos, tendo sido a JMJ com mais participantes da história.

Ao longo de uma semana, os jovens provenientes de todo o mundo são acolhidos, na sua maioria, em instalações públicas (ginásios, escolas, pavilhões…) e paroquiais ou em casas de famílias. Além dos momentos de oração, partilha e lazer, os jovens inscritos participam em várias iniciativas organizadas pela equipe da JMJ, em diferentes locais da cidade que a acolhe. Os pontos altos são as celebrações (atos centrais) que contam com a presença do Papa, tais como a cerimônia de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais