Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Campus Lagoa Vermelha: curso de Ciências Contábeis alcança conceito 4 pelo MEC

por Luciano Andrade

Programa Temática abordou o assunto

Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) atribuiu conceito 4 ao curso de Ciências Contábeis da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Lagoa Vermelha. A avaliação é feita, pelo MEC, in loco e os conceitos vão de 1 a 5. A portaria Seres nº 578, de 30 de setembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial da União. A qualificação do corpo docente, a estrutura física e o currículo do curso são alguns dos quesitos levados em consideração.

A grande maioria dos professores do curso são mestres e doutores e também atuam como profissionais da área de Contabilidade. Conforme o assessor da vice-reitoria Administrativa e coordenador adjunto do curso, Adriano Lourensi, a elevada qualificação do corpo docente é um dos principais destaques dessa avaliação. “Este é um quesito importante que o MEC leva em consideração ao realizar a avaliação: a interação curricular com as práticas profissionais. E, sob esse aspecto, estamos muito bem servidos”, comentou Lourensi.

A estrutura física oferecida também é um ponto importante. “A nossa estrutura física, composta de excelentes salas de aula, laboratórios de informática com equipamentos de ponta, bibliotecas atualizadas e conectadas ao mundo virtual e espaços de secretaria e convivência, propicia ao aluno um espaço ideal na busca de novos saberes e novas competências”, destacou o coordenador adjunto do curso.

Excelência acadêmica

A excelência acadêmica do curso possibilita a formação de um profissional qualificado para o mercado de trabalho. “Nos padrões propostos pelo MEC, esse quesito, aliado à interação e à experiência do professor com o aluno, presencialmente e de forma contínua, proporciona a formação de pessoas tecnicamente muito qualificadas e conscientes de seus deveres como cidadãos. Em Lagoa Vermelha, a UPF tem formado contadores que são referência de ética e profissionalismo nos espaços em que atuam”, ressaltou Lourensi.

A Contabilidade tem passado por mudanças significativas em seus aspectos técnicos, o que exige do profissional a habilidade de aperfeiçoar-se constantemente. "Neste ambiente de incertezas, o mais adequado é apropriar-se não apenas do conhecimento específico sobre determinado tema, mas também aprender as formas e os meios de buscar esse conhecimento. Somente uma universidade como a nossa consegue fazer isso com propriedade e excelência”, garantiu o coordenador adjunto do curso.

Aliando teoria e prática

Por ser uma Universidade alicerçada no ensino, na   pesquisa, na extensão e na inovação tecnológica, a UPF possibilita aos seus alunos de Ciências Contábeis experiências que permitem absorver não apenas conhecimentos técnicos em Contabilidade, mas também aquelas habilidades para buscar as melhores soluções para os problemas apresentados.
Entre essas oportunidades, são oferecidos aos estudantes de Ciências Contábeis do Campus Lagoa Vermelha projetos de extensão como Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), em parceria com a Receita Federal, que possibilita ao aluno prestar serviços fiscais de diversos tipos a pessoas físicas carentes que necessitam de orientação.

Além disso, o Trabalho de Conclusão de Curso, elaborado pelos alunos do oitavo semestre do curso, deve ser executado sempre com um viés de pesquisa prática e aplicada nas organizações e empresas que buscam solucionar os seus problemas contábeis e fiscais.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais