Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Profissionais da RedeSul, Maisnova e Correio Riograndense participam de curso de formação

por Ivan Sgarabotto

A jornalista e irmã paulina, Joana Teresinha Puntel foi a palestrante do encontro de formação

Foto: Letícia Boscatto

Neste sábado e domingo, dias 30 e 31 de maio, a Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul ofereceu um encontro de formação para os profissionais das mídias coordenada pela Ordem no Rio Grande do Sul.

O local do curso foi a Pousada do Convento São Francisco, em Garibaldi. A atividade destinada para comunicadores e colaboradores da RedeSul, Maisnova, Jornal Correio Riograndense, Escritório Corporativo e Rede Scalabriniana, reuniu mais de 140 funcionários.

A jornalista, doutora em comunicação e irmã paulina, Joana Teresinha Puntel foi a palestrante do encontro de formação. Ela falou sobre as diretrizes da comunicação da Igreja no Brasil, que foi dividida em dez capítulos, em cinco décadas de estudo. O livro “Diretório de comunicação da Igreja no Brasil” que abordou o tema foi entregue a todos os profissionais que participaram do curso.

De acordo com a jornalista, a evangelização sem a comunicação é impossível, além disso, a vivência do cristianismo é insubstituível, o que marca a diferença na forma que é passado o conteúdo, sempre com a necessidade da humanização. “Estamos em um período de transição, e por isso é preciso ampliar os horizontes”, diz a irmã paulina.

Ainda conforme a doutora em comunicação, “nem sempre vamos ouvir o que queremos, mas é preciso respeitar o diferente, com uma outra mensagem”. Durante o encontro, ela falou sobre a qualidade dos conteúdos, o aprimoramento na busca pelo conhecimento, e a necessidade da interação com o público, com o rejuvenescimento da linguagem na comunicação, com modernidade. “É importante estarmos perto das pessoas e ao lado da informação. Aprender a trabalhar com os meios de comunicação e a todos ao mesmo tempo”, conclui a irmã paulina, Joana Teresinha Puntel.

O Diretor Geral da RedeSul e Maisnova, Frei Jaime Bettega salientou a importância de promover o local, pois desta forma é fundamental a criatividade, com o objetivo de propor para agregar e somar à informação, em todos os lugares. “Nós comunicamos porque queremos ajudar a nós mesmos, e aos outros também”. Segundo Bettega, “quanto mais viver a espiritualidade, mais criatividade terá”.

O Diretor de Conteúdo da RedeSul e Maisnova, e jornalista, Frei João Carlos Romanini, relatou durante o curso, sobre as mudanças dos veículos de comunicação na abordagem dos conteúdos. “A comunicação está mudando, porque as pessoas mudam e precisamos acompanhar isso. O nosso diferencial está na produção de conteúdo”, finaliza Romanini.

A RedeSul de Rádio, com uma abrangência para 2,5 milhões de habitantes é formada por 12 emissoras, com a programação gerada via satélite a partir de Caxias do Sul. As emissoras que integram a RedeSul são as Rádios São Francisco de Caxias do Sul, Alvorada de Marau, Cacique de Lagoa Vermelha, Cristal de Soledade, Fátima de Vacaria, Garibaldi de Garibaldi, Veranense de Veranópolis, Maristela de Torres, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos-SC, Rosário de Serafina Corrêa e Sarandi de Sarandi.

A programação da Maisnova também é gerada via satélite a partir de Caxias do Sul. A área de cobertura chega a 3 milhões de pessoas, para uma rede formada por 11 emissoras no Rio Grande do Sul. As emissoras que integram a Maisnova estão localizadas nas cidades de Caxias do Sul, Garibaldi, Lagoa Vermelha, Marau, Passo Fundo, Pelotas, Santo Ângelo, Sarandi, Soledade, Vacaria e Veranópolis.

As emissoras da RedeSul de Rádio e Maisnova são afiliadas da Rede Católica de Rádios, com mais de 240 emissoras espalhadas pelo Brasil, e a Rádio São Francisco é também a Base Geradora da Região Sul.

O Jornal Correio Riograndense, com 107 anos ininterruptos de publicações, tem uma abrangência nacional com mais de 100 mil leitores.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais