Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Curso de Medicina Veterinária da UPF forma o milésimo aluno

por Rudimar Galvan

Formatura de nova turma é neste sábado

A qualidade do ensino ministrado no curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) é referência no norte do Rio Grande do Sul.  Neste sábado, 30 de julho, o curso celebrará mais um marco histórico, com a colação de grau do milésimo aluno, que integra a trigésima turma.

Para o coordenador do curso, professor Eraldo Zanella, os egressos da UPF contribuíram com a melhora do desempenho da produção animal na região, bem como em outras localidades do país. Esses profissionais também colaboraram com a qualificação do atendimento de animais de companhia. “Os profissionais formados pela Medicina Veterinária da UPF estão conseguindo realizar um excelente trabalho técnico e profissional, reconhecido pela comunidade regional, considerando que no último vestibular de verão foi o segundo curso mais procurado”, lembra.

Formação polivalente

O coordenador do curso destaca que a graduação contempla duas realidades, a urbana e a rural, e trabalha intensamente as áreas de ensino, pesquisa e extensão. “Procuramos formar profissionais aptos a atender aos interesses do mercado, conscientes de seu papel como agentes transformadores. Privilegiamos uma visão eclética, não unicamente para a clínica e a cirurgia, formação tradicional nessa área, mas uma visão holística, que inclui a prática da produção animal”, explica Zanella, enfatizando que o aspecto empreendedor dos profissionais também é desenvolvido na formação.

Números expressivos

No Hospital Veterinário (HV), professores, residentes, acadêmicos e funcionários têm atuação permanente em diversas áreas. Os laboratórios de diagnóstico (Patologia, Bacteriologia, Imunologia, Parasitologia, Reprodução, Análises Clínicas e Imagem), desde sua criação, realizaram 28.636 análises. Além disso, foram feitas 1.546 cirurgias e 12.901 atendimentos clínicos, em grandes e pequenos animais. O Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa), por meio do Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros (Sarle), já processou 1.283.611 amostras de leite.

Pesquisa e internacionalização

 

 

A UPF foi uma das primeiras a oferecer programa de residência em Medicina Veterinária, que hoje integra os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, nas áreas de clínica cirúrgica de pequenos animais, anestesiologia, clínica médica de pequenos animais, patologia animal, patologia clínica veterinária, clínica médica de equídeos e clínica médica de ruminantes. Desde 2012, a área conta com o mestrado em Bioexperimentação, que tem duas linhas de pesquisa: Etiopatogenia, epidemiologia, e diagnóstico laboratorial de doenças transmissíveis e não transmissíveis; e Higiene, inspeção, microbiologia e composição química de alimentos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais