Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Curso híbrido de Pedagogia: formação para melhorar a qualidade da educação

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

O isolamento social, de certa forma, pôs em evidência a importância de determinados profissionais, dentre eles o pedagogo, que atua com a formação de sujeitos em uma das mais belas fases da vida: a infância. A área da educação foi uma das que mais sofreu adequações diante do contexto imposto pela Covid-19, por isso, ter pessoas altamente qualificadas neste meio, para atender as necessidades de um mercado de trabalho que proporciona diversas oportunidades, tornou-se algo fundamental.

Segundo a coordenadora do curso híbrido de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Me. Silvia Maria Scartazzini, com a pandemia, pôde-se observar, de uma maneira mais significativa, a relevância deste profissional na sociedade e o quanto a ausência de momentos de ensino efetivamente mediados pelos pedagogos resultaram em ausências de aprendizagens.

Ela também destaca que a área tem alto grau de empregabilidade e possibilita que os profissionais formados atuem na docência, bem como na gestão da Educação Básica. “Os pedagogos podem ser professores em todos os níveis da Educação Infantil, atuando com crianças de 0 a 5 anos e, no Ensino Fundamental, com os Anos Iniciais, em turmas do 1º ao 5º ano. Além disso, na Gestão Escolar, eles poderão trabalhar em funções, como coordenação pedagógica, direção de escolas e também na coordenação de projetos educacionais, em espaços formais e não formais de educação”, comenta.

Essa gama de possibilidades, de acordo com a docente, mostra que o campo de trabalho do pedagogo não se restringe somente ao ser professor. “Existe um espaço de atuação deste profissional que o conduz para locais em que há necessidade de alguém que compreenda de sujeitos e suas relações, os processos de ensino e aprendizagem, a implementação de projetos educacionais, como dirigir instituições, orientar a formação de educadores e estabelecer relações didático pedagógica com os fazeres da docência”, complementa Silvia.

Inscreva-se no curso híbrido de Pedagogia da UPF


Com o propósito de preparar profissionais capazes de atuar de forma comprometida e  transformadora para a melhoria da qualidade da educação brasileira, seja em espaços formal ou não formal, a UPF está com inscrições abertas para o curso híbrido de Pedagogia até 29 de abril nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. As aulas devem iniciar em 2 de maio.

A graduação possui oito semestres de duração e, em cada um deles, serão desenvolvidos dois módulos. “Cada módulo está estruturado por uma temática que promove a integração entre as disciplinas que o compõem. Estes temas integradores foram eleitos por estarem entre as reflexões e necessidades da atualidade que compõem os saberes e fazeres em educação, o que possibilitará a interlocução entre as disciplinas de cada módulo, enriquecendo as discussões e aprendizagens”, destaca a professora.

Tendo um caráter inovador, o curso está organizado com base no perfil dinâmico do ingressante e nas suas condições de estudo e trabalho. Conforme a coordenadora, ele contempla uma arquitetura curricular flexível, oportunizando ao acadêmico maior participação na gestão de sua formação e no desenho de sua trajetória de estudos.

Funcionamento


Outra característica da Pedagogia (ensino híbrido) é a sua estrutura, dividida em três modalidades de aulas: síncronas remotas, assíncronas e presenciais. “As aulas síncronas serão desenvolvidas de forma on-line, momento em que os acadêmicos terão aula com o professor da disciplina de maneira remota, com o apoio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). Já os momentos assíncronos serão realizados pelos acadêmicos, conforme sua organização individual, e contarão com o apoio de um tutor. As aulas presenciais serão ministradas pelo professor da disciplina e estão previstas nos Estágios Supervisionados I e II, nos dois módulos finais do curso”, conta Silvia.

Além de permitir ao acadêmico o acesso à toda infraestrutura da UPF, como bibliotecas, laboratórios, imersões práticas, entre outros espaços, o curso híbrido de Pedagogia oportuniza aos estudantes uma bolsa de estudos da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) de 50% do valor da mensalidade, o que deixa o custo ainda mais acessível.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais