Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

UPF lança Plano de Apoio Estudantil para futuros alunos

por Flavio Webber

O plano contemplará mais de trinta cursos e tem orçamento extraordinário de R$ 1.035.000,00

Foto: Divulgação

A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a UPF lançaram o Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF). O anúncio foi feito pelo reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, aos diretores de Campi e de Unidade e aos coordenadores de curso e representantes da imprensa.

Conforme Agenor Dias Moreira Junior, Vice reitor de Administração da Universidade, o objetivo é facilitar o acesso ao ensino superior. A concessão desse benefício se dará por meio de contrato particular de mútuo educacional, representará mais uma opção para os alunos matriculados nos cursos de graduação da UPF aprovados no processo seletivo do vestibular ou por meio do ingresso especial nas modalidades de transferência, reingresso ou reabertura no semestre 2015/2.

O plano contemplará mais de trinta cursos e  tem orçamento extraordinário de R$ 1.035.000,00, que corresponde a aproximadamente 30% dos custos das mensalidades desses alunos.


Ressalta o Vice reitor de Administração que o PAE/UPF veio para preencher uma lacuna deixada pelo Fies, que não conseguiu atender toda a demanda existente. "Temos uma expectativa de que 30% dos nossos novos alunos  deverão se beneficiar com essa ação”, destacou.


Após o encerramento da utilização do plano, por ocasião da colação de grau, o aluno terá 12 meses de carência para iniciar a restituição dos valores mensais utilizados, corrigidos pelo valor do crédito atualizado à época do pagamento. Não há cobrança de juros, nem de taxa de administração. “O plano oportunizará que eles paguem 50% dos créditos enquanto acadêmicos e, depois de formados, restituam os outros 50%, com um ano de carência”, explicou o vice-reitor Administrativo da UPF.

Para a concessão do benefício, será levado em conta o limite da renda mensal familiar bruta e a renda per capita do grupo familiar. O benefício é destinado a alunos cuja   renda familiar bruta seja igual ou inferior a 15 salários mínimos e cuja renda per capita do grupo familiar seja de até 3,5 salários mínimos.

Para a contratação do crédito estudantil, será exigida a formalização de contrato de mútuo educacional com garantia, preferencialmente, firmada por meio de carta de fiança bancária, podendo ser prestada fiança por até dois fiadores que comprovem renda mínima de duas vezes o valor bruto da mensalidade do aluno.  Os fiadores podem ser pai, mãe, ou familiar, desde que atendam aos requisitos do edital.

A inscrição será feita após a matrícula do aluno ingressante – por vestibular ou por regime especial, reingresso, transferência ou reabertura –, devendo os interessados preencherem ficha de inscrição, disponível na Central de Atendimento ao Aluno ou nas secretarias dos campi.
O edital com as informações completas sobre o PAE/UPF será disponibilizado no site da UPF (www.upf.br). Outros esclarecimentos podem ser obtidos no setor de Seção de Programas Públicos e Institucionais da Universidade, pelo telefone (54) 3316-8413.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais