Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

SAE inicia projeto Educar X Remediar com Escolas Municipais de Educação Básica

Baixar Áudio por Everton Meneguzzi
Glaucia Bortoluz e Gabriela Pomatti
Foto: Everton Meneguzzi/Tua Rádio

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria Municipal da Saúde iniciou um projeto que tem como objetivo levar informação adequada sobre questões relativas à saúde e transição da infância para a adolescência para as Escolas Municipais. É o projeto Educar X Remediar: o Maior Poder de Ação está na Prevenção.

O SAE é uma unidade ambulatorial da Secretaria Municipal da Saúde voltada a atenção integral às pessoas com HIV/AIDS, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase. Sua equipe é formada por um quadro multidisciplinar, composta por Enfermeira, Farmacêutica, Médico, Psicóloga, Auxiliar de Farmácia e Técnico em Enfermagem.

Durante o mês de junho, integrantes da equipe do SAE visitaram as seis Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs) localizadas na área urbana de Lagoa Vermelha. De acordo com a enfermeira Gabriela Pomatti, esta primeira visita teve como objetivo dialogar com as Escolas para, em conjunto, definir quais as melhores formas de abordagem com as crianças e adolescentes.

A ideia é levar aos alunos assuntos relativos a hábitos de higiene pessoal que previnem outros problemas de saúde; noção de respeito ao próprio corpo e com o do outro; modificações corporais e condutas sobre situações vivenciada; informações sobre transmissão e contágio das infecções/doenças e as formas de prevenção.

A enfermeira destaca que, durante as visitas, também foi possível constatar que os diretores e vice-diretores das escolas visitadas não tinham conhecimento sobre o trabalho desempenhado pelo SAE, apontando para a necessidade de disseminar informações de utilidade pública sobre a unidade ambulatorial.

Após a conclusão desta primeira etapa, foi possível definir os três grupos de trabalho de acordo com a faixa etária para adequação da linguagem à maturidade dos alunos: um grupo com alunos do 4º e 5º ano; o segundo do 6º e 7º; e o terceiro grupo de trabalho com estudantes do 8º e 9º ano. Já, a metodologia sugerida e aceita foi uma roda de conversa para apresentação da equipe, a escuta qualificada e o esclarecimento de questionamentos.

Além das rodas de conversas, também será utilizada a estratégia da caixa de sugestões, para proporcionar um canal anônimo e democrático de iniciar uma roda de conversa. Com estas informações, a equipe do SAE está trabalhando no planejamento para dar início a segunda etapa, que será a realização das rodas de conversa nas Escolas.

Além disso, a intenção da unidade ambulatorial é, futuramente, ampliar o Projeto para as Escolas Municipais da área rural e posteriormente para a Rede Estadual de ensino.

Em entrevista à Tua Rádio Cacique a enfermeira Gabriela Pomatti e a Psicóloga Glausia Bortoluz, estiveram falando sobre essa iniciativa. Ouça a entrevista.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais