Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Comunidade busca ajuda da Administração para impedir fechamento de escola no Tupinambá

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Atualmente, 19 alunos frequentam a instituição. Deslocamento até a cidade tomaria quatro horas todos os dias

Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio

Diante da possibilidade de fechamento da escola estadual Luiz Sorgatto, membros das comunidades do Tupinambá e Fátima estiveram reunidos com o prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto (PP) na busca de apoio pela continuidade do ensino no local. O risco do fechamento se tornou maior depois da aposentadoria da diretora da instituição.

Atualmente, 19 alunos frequentam a escola. Os pais temem prejuízos para seus filhos. “Eu acho um crime pegar as crianças com 10 anos, 11 anos, e levar dentro de um transporte, durante duas horas, até Lagoa, para estudar, e mais duas horas para voltar. Chegam em casa com dor de cabeça, dor de estomago, é muito complicado”, relata Fátima Elaine Zanin.

Com o apoio do prefeito, que garantiu transporte entre a escola e o município, o diretor geral do Cpers e vereador, Joarez Lorenson (PDT), pretende conseguir a nomeação de nova diretora para instituição, algo que poderia impedir o fechamento.

“Nós vamos encaminhar essas atas e fazer uma conversa com a Carine Weber, coordenadora da 7ª CRE, para que ela tome posição quanto a contração dessa diretora. Agora a responsabilidade é do Estado”, afirma o parlamentar.

Bonotto descartou a possibilidade da municipalização da escola Luiz Sorgatto. Como medida alternativa, sugeriu que que se estude a viabilidade de tornar o educandário anexo a outro, algo que dispensaria a nomeação de diretora, e propôs que se veja a viabilidade dos estudantes frequentarem escola em Ibiraiaras, já que a comunidade estaria mais perto da sede daquele município. Ouça a entrevista e saiba mais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais