Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Programa de Educação Transformadora contará com 25 oficineiros

por Rudimar Galvan

Lançamento foi nesta segunda-feira

Oficineiros que atuarão no Programa.
Foto: Jaqueline Castro.

O município de Lagoa Vermelha lançou oficialmente na manhã desta segunda-feira (11), o Programa de Educação Transformadora, criado através de Lei Municipal.

O evento ocorreu na Casa da Cultura e contou com a presença do prefeito Getulio Cerioli; o secretário da Educação, José Leonir Telles Rodrigues e o vereador Ranyeri Bozza. O ato também foi prestigiado pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Salete Lima; presidente do Centro Cultural Lagoense, Vanessa Leite; presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Ida Costa e a presidente da Associação dos Professores Municipais, Lorení Padilha, além de secretários municipais e representantes de outras entidades.

O programa desenvolvido com acompanhamento pedagógico permanente, promove a capacitação de alunos em várias áreas como: cultura; educação patrimonial; esporte e lazer; educação em direitos humanos; ciências da natureza; educação ambiental e desenvolvimento sustentável; cultura digital; prevenção de doenças e promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; educação financeira; memória e história, e matematização.

Na oportunidade ocorreu a apresentação dos oficineiros que irão trabalhar promovendo cerca de 30 atividades extracurriculares no contraturno das escolas municipais de Lagoa Vermelha.

A Secretaria Municipal de Educação já desenvolve outras ações que integram a proposta de educação integral. São atividades extracurriculares voltadas à Feira do Livro; Mostra de Conhecimentos; Olimpíada Regional; programa AABB Comunidade; programa Mais Educação e a construção do Centro de Educação Transformadora (CET), que a médio prazo vai centralizar os trabalhos que hoje são desenvolvidos nas escolas.

As oficinas

Cientificamente comprovado, o xadrez, a música instrumental, a leitura, produção de texto e o teatro, estimulam o raciocínio, aguçam a memória, instigam a imaginação e ativam a concentração. Também melhora sensivelmente o desempenho dos estudantes na matemática e a língua portuguesa.

As oficinas de esportes como o Jiu-jitsu e o tênis, dança e ginástica rítmica, promovem o bem estar e a saúde. Além disso, desenvolvem a auto-confiança, os reflexos, a coordenação motora, capacita o sujeito a lidar com suas próprias necessidades, assim como a expectativa dos outros. Estimulam ainda o trabalho em equipe, a disciplina e a organização.

O terceiro eixo de oficinas promove a educação fiscal e a sustentabilidade. Como gerar renda e promover o planejamento financeiro familiar. Ensina como aproveitar materiais descartáveis e desenvolver a criatividade. Ou seja, como ser socialmente justo, culturalmente aceito e ecologicamente correto. Conceitos e práticas desenvolvidos com prazer e interatividade, são algumas das habilidades que desenvolvidas nas oficinas de artesanato, sustentabilidade e meio ambiente, empreendedorismo, educação financeira e fiscal.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais