Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Alunos da Rede Estadual passam por Recuperação Contínua

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Cronograma de recuperação das aprendizagens está agendado para três períodos ao longo do ano

Coordenadora da 7ª CRE, Carine Weber
Foto: Arquivo Tua Rádio

Para garantir a recuperação e a recomposição de aprendizagens e consolidar os conhecimentos e as habilidades para o andamento da trajetória curricular dos estudantes, as escolas da Rede Estadual iniciaram neste mês as atividades dos Estudos de Recuperação Contínua. O cronograma de recuperação das aprendizagens em 2023 ocorre em três períodos: de 1º a 9 de junho, de 4 a 15 de setembro e de 7 a 15 de dezembro. 

A medida prevê um conjunto de ações continuadas a serem realizadas no cotidiano das atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula ao longo do trimestre letivo. Além disso, inclui um momento específico, ao final de cada trimestre, cujo objetivo é a superação de dificuldades de aprendizagem e o oferecimento de uma oportunidade de recuperação da nota trimestral para os estudantes.

O professor, a partir das avaliações diagnósticas e de aprendizado, deverá utilizar metodologias ativas que incentivem o protagonismo estudantil, proporcionando a troca de experiências e a interlocução entre os agentes envolvidos no processo de aprendizagem a fim de consolidar as competências necessárias.

Critérios

As atividades previstas para o período dos Estudos de Recuperação Contínua devem contemplar todos os estudantes da escola, de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação (Seduc). No planejamento, atividades para os estudantes que ainda não consolidaram as aprendizagens ou apresentam nota inferior a 6,0 devem ser priorizadas.

Caso o estudante ainda mantenha a nota inferior a 6,0, o professor deverá, ao longo de todos os trimestres, garantir atividades complementares com vistas a desenvolver as habilidades essenciais – permitindo, assim, a consolidação das aprendizagens e a alteração da expressão do resultado em qualquer trimestre.

Recursos tecnológicos

Para que os alunos tenham recursos para estudar e repassar as questões mais importantes para a recuperação, a Seduc disponibiliza uma série de ferramentas que podem ser acessadas por computador, tablet e celular.

Entre elas, estão: uso de plataformas de leitura, como Elefante Letrado e Árvore de Livros; utilização de plataformas de estudo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, como Grapho Games e Khan Academy; disponibilização do Pré-Enem Seduc RS pela TVE-RS e pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

Ouça a entrevista com a coordenadora da 7ª CRE, Carine Weber, e saiba mais sobre as ações do governo do Estado na região de Lagoa Vermelha.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais