Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

UPF recebe mais de 8.570 mil candidatos para o Vestibular neste sábado

por Rudimar Galvan

Provas serão no sábado dia 13

Provas serão neste sábado.
Foto: Divulgação

UPF recebe mais de 8.570 mil candidatos para o Vestibular neste sábado

O número de inscritos no Vestibular de Inverno 2015 da Universidade de Passo Fundo (UPF) é novamente motivo de comemoração pela comunidade acadêmica. No total, 8.577 candidatos devem fazer a prova neste sábado, 13 de junho, no Campus Passo Fundo e nos campi de Carazinho, Casca, Sarandi e Soledade. Neste processo seletivo, a UPF contará com a participação de candidatos oriundos dos seguintes estados: Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Cursos mais procurados

O curso de Medicina foi novamente o mais procurado do Vestibular de Inverno, com 107 candidatos disputando cada uma das vagas oferecidas. Na sequência, figuram na lista de mais procurados os cursos de Odontologia, com índice de 10 candidatos por vaga; Medicina Veterinária, com 8 candidatos por vaga; Direito (noturno), com 6 candidatos por vaga, e  Engenharia Civil (noturno), para o qual há 5 inscritos para cada vaga oferecida. Salienta-se, ainda, o fato de que houve uma procura significativa por todos os cursos, com destaque às licenciaturas.

Prova inicia às 14h

Neste sábado, as provas do Vestibular de Inverno iniciam às 14h, na estrutura multicampi da UPF. A exemplo do ocorrido nos vestibulares anteriores, os cursos são divididos em Grupo 1 (cujos candidatos fazem somente a prova de Redação) e Grupo 2 (no qual, além da Redação, os candidatos respondem às provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química). As provas serão aplicadas das 14h às 15h30min para o Grupo 1 e das 14h às 19h para o Grupo 2.

Todos os estudantes que prestarão Vestibular devem comparecer ao seu local de prova portando documento de identificação e o comprovante de inscrição, que pode ser impresso a partir do acesso ao site do Vestibular – www.vestibular.upf.br. A orientação da Comissão de Vestibular é de que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência.

Pais e acompanhantes dos vestibulandos poderão contar com programação especialmente estruturada para tornar mais agradável o momento de espera pelo término da prova.

Plano de Apoio Estudantil UPF

Facilitar o acesso ao ensino superior é um dos compromissos que a UPF tem com a sua comunidade. Com esse objetivo, tendo por base a Responsabilidade Social da Instituição, a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a UPF oferecem o Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF). O benefício representa uma opção para os alunos matriculados nos cursos de graduação da UPF aprovados no processo seletivo do vestibular ou por meio do ingresso especial nas modalidades de transferência, reingresso ou reabertura no semestre 2015/2 e contempla mais de trinta cursos.

O plano é destinado a alunos cuja renda familiar bruta seja igual ou inferior a 15 salários mínimos e cuja renda per capita do grupo familiar seja de até 3,5 salários mínimos. Para manter o benefício, o aluno contemplado deverá estar matriculado em no mínimo 16 créditos financeiros por semestre. O contrato será renovado a cada semestre que o aluno estiver matriculado, mediante assinatura de termo aditivo.

Bolsas e programas de crédito

Além do PAE, que é um programa próprio de crédito, a UPF dispõe de uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos, dentre eles o Prouni, que é dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de um salário mínimo e meio (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular que estudaram na condição de bolsistas integrais.

Outro benefício é o Programa de Bolsa Auxílio 25%, regido por edital próprio, o qual prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem e de Ciência da Computação. Além desse, a Instituição oferece o Programa de Bolsa FUPF, o qual prevê gratuidade de 50% para os seguintes cursos do Campus Passo Fundo: Administração (matutino); Ciências Biológicas; Educação Física; História; Letras, Português-Espanhol e Respectivas Literaturas; Letras, Português-Inglês e Respectivas Literaturas; Matemática; Pedagogia e Química.

Dentre os programas de crédito, a UPF é conveniada com o Fies, que, segundo critérios próprios, financia até 100% das mensalidades dos alunos regularmente matriculados nos cursos habilitados pelo Ministério da Educação. As inscrições são realizadas no site www.sisfiesportal.mec.gov.br.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais