Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Sala de Recursos do município de Lagoa Vermelha atende mais de 100 crianças que precisam de atenção especial

Baixar Áudio por Rudimar Galvan

Alunos de todas as escolas estão sendo assistidas

Com início do ano letivo de 2024, também volta a intensificação dos atendimentos da Sala de Recursos das escolas municipais, um espaço que oferece um serviço para crianças que possui alguma deficiência. Atualmente, mais de 100 crianças são assistidas em Lagoa Vermelha, porém esse número deve aumentar, pois as avaliações estão em andamento neste início de ano letivo.

As Salas de Recursos Multifuncionais são os mais difundidos espaços para a realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nelas, educadoras e educadores com formações especializadas atuam como importantes mediadores entre o estudante público-alvo da Educação Especial, seus familiares e os professores da sala de aula comum.

Do ponto de vista regulatório, um marco fundamental é a Constituição Federal de 1988. Seu texto assegura o compromisso do Estado em ofertar o Atendimento Educacional Especializado preferencialmente na rede regular de ensino. Seu objetivo principal é estimular a autonomia dos estudantes dentro e fora da escola. O AEE é ofertado no contraturno da escolarização, prioritariamente nas Salas de Recursos Multifuncionais.

Atualmente, estima-se que há cerca de 31 mil Salas de Recursos Multifuncionais distribuídas pelo território brasileiro, sendo que em Lagoa Vermelha, 7 salas estão em atividade. As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços físicos dotados de mobiliário acessível, recursos de Tecnologia Assistiva, equipamentos, materiais didáticos e pedagógicos como: mesa redonda, cadeiras, laptop, software para Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), teclado adaptado, impressora braile, scanner com voz, lupa eletrônica e alfabeto móvel.

Em entrevista a Tua Rádio Cacique, a Assessora Pedagógica e Responsável pela Sala de Recursos da Secretaria Municipal de Educação de Lagoa Vermelha – Karine Moreira Vagner e a Professora da Sala de Recursos – Ana Paula Pozzobom, falaram como é o trabalho realizado em Lagoa Vermelha.

Ouça a entrevista na íntegra:

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais