Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

UPF abre inscrições para vestibular de verão com 50 opções de curso

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Prova presencial ocorre no dia 26 de novembro

Da infância até o final da adolescência, existe uma pergunta que é feita para todo mundo: já imaginou quem você quer ser? A resposta pode estar na Universidade de Passo Fundo (UPF), que está com inscrições abertas para seu processo seletivo de verão no site upf.br/ingresso. Para ingressar na Instituição, os estudantes podem escolher uma das três modalidades ofertadas: prova presencial, prova on-line, e nota da redação do Enem

São, ao todo, mais de 50 opções de cursos de graduação presenciais e híbridos, que serão oferecidos no primeiro semestre de 2023 em Passo Fundo e também na estrutura multicampi, nos municípios de Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. A novidade é o curso de licenciatura em Ciências da Natureza, com foco na formação de professores habilitados a atuar no ensino da disciplina de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, assim como com as disciplinas de Física, Química e Biologia no Ensino Médio. 

Em Lagoa Vermelha são ofertados 10 cursos presenciais e híbridos. Os presenciais são em Administração, Ciências Contábeis e Direito. E os híbridos em Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Geografia, Letras - Espanhol - 2ª Licenciatura áreas afins e não afins (novidade do processo seletivo), Pedagogia e Serviço Social.

Conheça cada uma das formas de ingresso:

Prova de redação presencial

Neste ano, a prova presencial de redação está marcada para o dia 26 de novembro, a partir das 14h, no Campus I, em Passo Fundo. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de novembro pelo site do Ingresso.

Prova de redação on-line

Quem preferir, poderá realizar a prova de redação de forma on-line. As inscrições e a prova devem ser feitas pelo site upf.br/ingresso. Caso necessite, o estudante poderá utilizar os laboratórios da estrutura multicampi da Universidade mediante agendamento prévio pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3316-8220.

Nota de redação do Enem

Os candidatos que desejarem, poderão ainda aproveitar a nota de redação do Enem a partir do ano de 2010. Para isso, deverá informar no ato da inscrição, o ano de realização da prova correspondente à nota da redação que pretende utilizar neste processo seletivo.

Medicina

Assim como nos anos anteriores, o processo seletivo para o curso de Medicina é um pouco diferente. Neste caso, os estudantes têm apenas duas formas de seleção: prova presencial ou média do Enem. A prova presencial para o curso de Medicina também ocorre no dia 26 de novembro, às 14h, no Campus I, em Passo Fundo. A prova é composta por questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química e prova de redação.

Ainda, o estudante pode optar por utilizar a média do Enem obtida em um dos últimos dois anos (2020 ou 2021). Neste caso, o candidato deverá informar, no ato da inscrição, o ano de realização da prova correspondente à média que pretende utilizar neste processo seletivo.

Para ambas as formas de seleção, as inscrições devem ser realizadas pelo site upf.br/ingresso, até o dia 22 de novembro, mediante o pagamento de uma taxa de R$200,00.

Cursos híbridos

Além dos cursos presenciais, a Universidade oferece também oito cursos de graduação na modalidade híbrida, com aulas on-line e algumas atividades presenciais. Neste ano, são oferecidos os cursos de Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Pedagogia e Serviço Social. A novidade são os cursos de Língua Espanhola, voltados para quem já têm uma licenciatura tanto em áreas afins, quanto áreas não afins. Os cursos híbridos também são oferecidos em toda a estrutura multicampi, que contempla os municípios de Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

Bolsas e financiamentos

Atenta à realidade econômica do país, a Universidade oferece subsídios para que todos os estudantes tenham acesso ao ensino superior. Prova disso é que cerca de 70% dos acadêmicos da Instituição contam com algum tipo de bolsa ou financiamento. E neste processo seletivo, a UPF segue oferecendo uma série de possibilidades, ressaltando seu caráter comunitário.

Entre os subsídios oferecidos estão bolsas como, por exemplo, o Prouni, Desconto Diplomados, voltado a pessoas que já possuem uma graduação. Destaque também para o programa Recomeçar Plus, que oferece desconto de 50% nas mensalidades para candidatos com mais de 35 anos; e para o Convênio Empresa/Associação, parceria que concede descontos a cooperados, associados, funcionários, e/ou dependentes de empresas e associações conveniadas com a Universidade. Há ainda opções de financiamentos, como o Crédito Universitário Banrisul e o programa Pravaler, que financiam até 100% das mensalidades.

Programa Influencer

Para os estudantes que escolherem estudar no Campus Lagoa Vermelha, a UPF oferece o Programa Influencer. Para ser beneficiado um estudante veterano deverá indicar um ou mais estudantes ingressantes, por meio do preenchimento da ficha, encaminhar para email [email protected] e ambos ganharão benefício: o estudante veterano ganha 10% para cada indicação; e os estudantes ganham 40%, sobre o valor da mensalidade.

Serão oferecidos descontos para os cursos ofertados, no ano de 2023, nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

Todas as possibilidades estão disponíveis no site.

Mestrados e Doutorados

Além dos cursos de graduação, a UPF também oferece cursos de mestrado e doutorado, para quem quer continuar estudando. Estão com inscrições abertas 14 Programas de Pós-Graduação: Administração; Agronomia; Bioexperimentação; Ciências Ambientais; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Computação Aplicada; Direito; Ensino de Ciências e Matemática; Engenharia Civil e Ambiental; Envelhecimento Humano; História; Letras; Odontologia; e Projeto e Processos de Fabricação.

O processo seletivo é realizado no âmbito de cada programa de pós-graduação (PPGs) da UPF, de acordo com os cronogramas apresentados, disponíveis em edital. Os candidatos selecionados deverão efetivar suas matrículas seguindo as orientações a serem encaminhadas pelas secretarias dos respectivos PPGs.

Assim como na graduação, os Programas de Pós-Graduação também oferecem bolsas. Neste ano, são 70 bolsas disponíveis. Todas as informações estão disponíveis em upf.br/pos.

*Texto: Comunicação UPF

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais