Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Balcão do Consumidor de Lagoa Vermelha completa quatro anos

por Rudimar Galvan

Atendimentos são realizados junto ao prédio da Universidade

Equipe que atua no Balcão do Consumidor em Lagoa Vermelha.
Foto: Diego Girardi

Vinculado à Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), o Balcão do Consumidor é um projeto de extensão que visa trabalhar a mediação nas relações de consumo. De forma a aproximar os acadêmicos, responsáveis pelos atendimentos, com o mercado de trabalho, o Balcão presta serviços no Campus III e na estrutura multicampi da Instituição, por meio dos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha e Soledade. Nesse ano, a unidade localizada em Lagoa Vermelha completa quatro anos de atuação com a comunidade lagoense.

Foi no ano de 2011 que o Balcão deu início ao intenso trabalho, propondo aos consumidores do município alternativas para a resolução de seus problemas. Coordenada pela professora Cláudia Cerri, a atual equipe, formada pelos estagiários Anna Reginini, Bethânia Webber, Dieison Girardi, Líniker Oliveira, Marcio Machado e Quetlhen Omizzollo, executa várias atividades, atreladas, principalmente, a demandas consumeristas.

O crescimento e o reconhecimento do trabalho oferecido veio com o passar do tempo. Em seu primeiro ano de atuação, o Balcão do Consumidor realizou 679 atendimentos. Já em 2012, esse número aumentou para 1.651, e, em 2013 e 2014, foram contabilizados, respectivamente, 2.130 e 2.336 atendimentos. Até março deste ano, esse número já estava em 498. Para a professora Cláudia, é de suma importância Lagoa Vermelha ter um serviço que atenda às questões da população. “No Balcão, o consumidor pode buscar informações, dicas, e resoluções administrativas para os conflitos gerados nas relações de consumo”, comenta.

Benefícios para a cidade
A criação da unidade na cidade contribuiu com as questões e pendências da área do Direito. “Tivemos uma grande melhora, uma vez que alguns gerentes ou responsáveis por estabelecimentos comerciais, quando têm dúvidas quanto ao atendimento a ser dispensado ao seu cliente ou consumidor, buscam orientações junto ao Balcão. Nossa equipe auxilia, com orientações tanto aos fornecedores quanto aos consumidores, tanto via telefone quanto em audiências extrajudiciais que são realizadas em nossa sede. Além disso, participamos de palestras em escolas estaduais e municipais, na Câmara de Dirigentes e Lojistas, e em eventos do município”, conta a docente.

Onde se encontra a unidade?
Interessados em procurar os serviços do Balcão do Consumidor de Lagoa Vermelha devem se dirigir ao campus da UPF, localizado na Rua Protásio Alves, 50, ou fazer contato pelo telefone (54) 3358-6960. O horário de atendimento no turno da manhã é das 8h30min às 12h, e à tarde, das 13h30min às 17h, sempre de segunda a sexta-feira.
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais