Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Redesimples facilita a instalação de empresas no município

por Luciano Andrade

Em Lagoa Vermelha 10 empresas já foram registradas pelo sistema

Foto: Jean Édipo/Rádio Cacique

O município de Lagoa Vermelha passou a integrar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples) em junho deste ano, com o objetivo de reduzir a burocracia e fazer com que pequenos empreendedores possam registrar e legalizar suas empresas em até cinco dias, prazo médio que antes era de 83 dias.

A plataforma funciona por meio do Registro e Licenciamento de Empresas (RLE), sistema nacional informatizado e integrado de informações e processos. O sistema de entrada de dados único permite abrir empresas, alterar cadastro, obter licenças de funcionamento e dar baixa de empresas. Tudo pode ser feito online, se o empreendedor possuir certificado digital.

Caso o empreendedor não possua, deve procurar um escritório contábil para dar início ao processo, formalizando a entrega e retirada dos documentos e do alvará provisório ou definitivo no escritório Regional da Junta Comercial do município.

Podem fazer parte da Redesimples atividades consideradas de baixo risco, 90% do total atualmente, segundo dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Desde a implantação do sistema em Lagoa Vermelha, 10 empresas já obtiveram seu registro através do novo sistema, antes mesmo do prazo previsto.  

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais