Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Receita Estadual deflagra operação para combater sonegação por empresas do setor moveleiro da região

por Ramon Nunes

Empresas de Lagoa Vermelha e Sananduva sonegaram impostos, segundo Receita

Foto: Divulgação/Sefaz

A Receita Estadual divulgou nesta quinta-feira, dia 22, que realiza a Operação Isoptera, que tem como objetivo apurar sonegação no recolhimento de ICMS por parte de empresas do setor moveleiro. Nesta primeira fase, a operação está concentrada em indústrias localizadas nas cidades de Lagoa Vermelha e Sananduva.

Serão analisadas operações comerciais que somam mais de R$ 500 milhões por parte dos contribuintes sob investigação. Segundo o titular da 3ª Delegacia Regional da Receita Estadual de Caxias do Sul, Magno Friedrich, os indícios da sonegação fiscal têm origem na prática de subfaturamento, ou seja, informar nas notas fiscais preços abaixo do real, dissimulação societária, que é abrir diversas empresas em nomes de laranjas, e créditos indevidos.

A Operação Isopteria iniciou ainda na quarta-feira e o montante da sonegação será apurado agora com o trabalho de auditoria do material apreendido.

Para efetivar a fraude, ao invés de vender para lojas e comércios compradores, as indústrias investigadas supostamente simulavam uma venda para empresas de fachada por valores abaixo do praticado no mercado. As empresas de fachada, por sua vez, revendiam pelo valor original aos terceiros. Como as indústrias pagam os tributos no início da cadeira produtiva, os impostos também eram pagos sobre o valor inicial, abaixo do normal, caracterizando a fraude.

Segundo Magno afirma a Tua Rádio na manhã desta sexta-feira, dia 23, outras empresas do setor podem ser investigadas na mesma operação.

O nome Isopteria foi escolhido para a Operação por ser o nome da antiga Ordem dos cupins.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais