Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Lagoa Vermelha dá início à construção do Plano Municipal de Turismo

por Ricardo Silva
Foto: Divulgação/Ascom PMLV

O município de Lagoa Vermelha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, deu início ao desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo (PMT). A oficialização aconteceu na tarde de quarta-feira (14), em reunião realizada no gabinete do prefeito Gustavo Bonotto.

Estiveram presentes na reunião, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota, o chefe do setor de Turismo, Silas Moreira Gomes, o secretário municipal da Administração, Idenir Deggerone, e o consultor Ari Azambuja, que será responsável pelo desenvolvimento do PMT de Lagoa Vermelha.

Ari Azumbuja é consultor na área de Turismo para administração pública e privada. Foi responsável pelos Planos Municipais de Turismo dos municípios de Criciúma, Balneário Rincão, Grão-Pará, Meleiro, Braço do Norte e Treviso em Santa Catarina, e de Bom Jesus no Rio Grande do Sul.

Em um primeiro momento, o secretário Lucas Mota explicou que a construção do Plano Municipal de Turismo vai somar com o trabalho que já está sendo realizado pelo Executivo, a exemplo da recente inclusão de Lagoa Vermelha no Mapa do Turismo Brasileiro.

O secretário do Desenvolvimento Econômico esclareceu ainda que, além de um requisito básico para a inclusão do município junto a políticas públicas para o repasse de recursos, o Plano Municipal também foi uma demanda do Conselho Municipal de Turismo, solicitado em reunião e registrado em ata.

Após, o prefeito Gustavo Bonotto falou sobre o momento em que o município vive e as expectativas em relação ao PMT. “A tendência é que exista um aumento de demanda por consumo de produtos turísticos, gastronômicos e de cultura. Estamos vendo este momento como uma oportunidade para nós que somos a Capital Nacional do Churrasco. Aos poucos estamos trabalhando para encaixar Lagoa Vermelha como destino e o desafio é justamente trazer para o presente uma ação que vai ter resultado lá no futuro”, destacou o prefeito.

Gustavo Bonotto entende que as ações de curto, médio e longo prazo que serão apresentadas pelo planejamento vão auxiliar no desenvolvimento do setor. “Nossa intenção é que o Plano Municipal de Turismo seja relevante e efetivo, e que se torne uma política de Estado não de Governo”, acrescentou o chefe do Executivo.

Após a reunião com o prefeito e secretários, o consultor Ari Azambuja e o chefe do setor de Turismo estiveram reunidos com representantes do Conselho Municipal do Turismo, na Casa da Cultura. Participaram da reunião Eni Terezinha da Luz, Silmara Stédile, representando o Piquete 35, Paulo Melo, e representando o Unopar, a professora Regina Amantea de Souza da Unopar. Na oportunidade, Ari explicou que será de suma importância a participação do Conselho em todo o processo.

A previsão é que o Plano Municipal de Turismo seja construído no período de 10 meses. O plano de trabalho prevê a realização de reuniões setoriais e de cinco palestras abertas à comunidade, com os seguintes temas: desenvolvimento de destinos turísticos, comportamento do turismo, gerencialmente organizacional, atendimento e marketing digital. Nos próximos dias o Município deve divulgar um primeiro cronograma de atividades.

*Ascom PMLV

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais