Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Carro elétrico será desenvolvido na UPF

por Rudimar Galvan

Universidade trabalhará junto com inventor de Lajeado para finalizar o carro elétrico, que pode ser o primeiro fabricado e emplacado no Brasil

Veículo foi apresentado nesta sexta-feira.
Foto: Gelsoli Casagrande

O inventor e aposentado João Alfredo Dresch, de Lajeado, tornou-se conhecido nacionalmente por ter construído de forma artesanal o JAD1, um minicarro elétrico. O feito não foi suficiente para o inventor: sua intenção é fabricar em escala não o JAD1, mas o JAD2, modelo aperfeiçoado por ele, ainda em fase de concepção. Para contribuir com essa iniciativa, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do reitor José Carlos Carles de Souza, assinou um contrato de cooperação com a empresa de Dresch. A assinatura ocorreu na noite de quinta-feira, 8 de setembro, durante a programação da Semana Acadêmica da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear).

O trabalho será realizado por meio do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque), que funciona como elemento agregador entre o ambiente acadêmico e a empresa JAD. De acordo com o coordenador do UPF Parque, Charles Israel, a prioridade é terminar o JAD2 e, a partir desse resultado, buscar melhorias. “Depois que o carro estiver funcionando, equipes multidisciplinares vão trabalhar na área de automação e na parte externa”, explica. O professor Mateus Pereira irá liderar as equipes de estudantes nesse projeto. “Estamos dividindo o projeto em três grandes áreas: design de produto, mecânica e elétrica”, relata. Acadêmicos da UPF de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Ciência da Computação e Design de Produto devem contribuir com o projeto, que inclui adequar o carro à legislação brasileira, com relação, por exemplo, a air bag e freios ABS.

O reitor José Carlos Carles de Souza conta que conheceu Dresch em um evento e percebeu que a Universidade poderia ajudá-lo em seus propósitos. “A UPF pode aprimorar o veículo com tecnologias desenvolvidas e estudadas no ambiente acadêmico. Na época eu disse a ele que estávamos criando um parque tecnológico, que hoje é uma realidade e nos possibilita contribuir com essa importante iniciativa”, colocou.

Características do JAD2

O JAD2 possui 2,45m de comprimento e 1,15m de largura, tamanho que, para Dresch, proporciona conforto e é adequado ao uso de pessoas com deficiência, por exemplo. “Recebo muitas ligações de cadeirantes que querem o carro para facilitar a sua locomoção”, relata. O modelo será equipado com seis baterias, que lhe dão autonomia para percorrer até 150 km. O inventor conta que acredita nos modelos elétricos por não serem poluentes. “Por esse motivo, veículos como esses são isentos de IPVA”, lembra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais