Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Lagoa Vermelha registrou cerca de 30% de inadimplência no IPTU do ano passado

Baixar Áudio por Luiz Calderan

O calendário de pagamentos de 2024 já está disponível

Secretário da Fazenda, Rodrigo Tochetto
Foto: Paulo Silva/Tua Rádio Cacique

Na segunda-feira, 04/03, teve início o calendário de pagamentos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em Lagoa Vermelha. O imposto é o compromisso financeiro do cidadão com o município e a estrutura social e urbana, mas é inegável que o tributo não é "queridinho" entre os moradores. No ano passado, a secretaria da Fazenda registrou uma inadimplência que atingiu cerca de 30%. Em entrevista a Tua Rádio Cacique, o secretário da Pasta, Rodrigo Tochetto, expressou a necessidade da regularização dos pagamentos e informou a respeito dos prazos e descontos acessíveis. Ouça a entrevista e saiba mais. 

Conforme o secretário, nestes dois primeiros dias a secretaria percebe um aumento significativo na procura pelos contribuintes. Tochetto ressalta a diversidade de opções disponíveis para quitar o IPTU, desde atendimento presencial até o pagamento nas plataformas digitais. Aqueles que optarem pelo pagamento antecipado até 11 de maio terão o desconto à vista de até 20%, para aqueles sem débitos anteriores com o município. Se houver alguma pendência, o desconto é reduzindo para 15%. Caso o cidadão escolha o parcelamento, a primeira prestação deve ser paga até o dia 11 de maio para o desconto de 7%. 

Ao todo, 14.119 carnês foram emitidos neste ano. Tochetto explicou que a correção anual do IPTU é de 4,62%, baseada no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCAA). Ao comentar sobre a destinação dos recursos arrecadados, o secretário informou que aproximadamente 22% são destinados à saúde, 26% para a educação, enquanto o restante é utilizado em diversas áreas como segurança pública, assistência social, funcionalismo público e manutenção administrativa. 

 

A isenção do IPTU é concedida a aposentados ou pensionistas acima de 60 anos com renda familiar de até 2 salários mínimos, além de imóveis avaliados abaixo de R$ 50 mil. Atualmente, cerca de 1.900 carnês são isentos, incluindo áreas públicas.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais