Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Fecomércio-RS revela comportamento de consumo para as compras de Natal

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Lojas físicas continuam sendo preferência na hora da compra

Foto: Canva

A Fecomércio-RS divulgou os resultados de sua Pesquisa de Final de Ano 2023, abordando 892 indivíduos para identificar o comportamento de consumo nas compras de fim de ano. A economista da Fecomércio-RS, Giovana Menegotto, compartilhou dados durante entrevista à Tua Rádio Cacique, nesta terça-feira, 05/12.

Na conversa, Giovana explicou que a pesquisa anual é crucial para compreender a intenção de consumo dos gaúchos durante a época mais importante para o varejo. Destacou que as informações coletadas orientam os comerciantes na preparação para a temporada de fim de ano.

Entre os principais achados da pesquisa, Giovana destacou que os itens mais procurados para presentear no Natal continuam sendo vestuário (58,2%), brinquedos (42,6%), e calçados (19,2%). A pesquisa revelou que 57,4% dos entrevistados deixam as compras para a última semana antes do Natal.

Um dado interessante foi a preferência por lojas físicas, especialmente as localizadas nos centros das cidades, mesmo em meio ao crescimento do comércio online. O preço foi o fator mais importante na decisão de compra para 69% dos entrevistados, seguido pelo atendimento, mencionado por 24%.

Quanto à forma de pagamento, a pesquisa indicou que 35% dos entrevistados optarão por dinheiro, enquanto o cartão de crédito parcelado foi escolhido por 22%. Giovana ressaltou a importância do Pix como meio de pagamento, mencionado por 19% dos entrevistados.

A pesquisa também abordou a quantidade média de presentes que os consumidores pretendem comprar, sendo cerca de quatro unidades, com um gasto médio por pessoa estimado em R$ 670,00. Mulheres tendem a dar mais presentes, mas com um gasto médio menor em comparação aos homens.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais