Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Em nova iniciativa voltada à sustentabilidade, Coasa mobiliza a juventude regional em idade escolar

por Rudimar Galvan

Atividades iniciaram no mês de março

Projeto já está nas escolas.
Foto: Divulgação/COASA

Neste ano de 2024, a Coasa está realizando mais um projeto que alia seu compromisso com a sustentabilidade e com as comunidades onde está inserida. Desta vez, a cooperativa reforça seu engajamento social por meio de estudantes dos municípios da região onde atua. Em resumo, reconhecendo o papel fundamental dos jovens na promoção de mudanças positivas, a Coasa está desenvolvendo uma série de atividades práticas e educativas em parceria com escolas municipais e estaduais.

O trabalho é conduzido por Camila Rigotti e Henrique Guidini, idealizadores do Projeto Equilíbrio Verde. Segundo eles, as palestras realizadas nas escolas têm como objetivo levar reflexão, conscientização e ideias sustentáveis que podem ser aplicadas nas casas dos estudantes e também no ambiente escolar. “Por exemplo, falamos sobre ideias sustentáveis que podem ser muito válidas, como a compostagem de resíduo orgânico, coleta e armazenamento da água da chuva e do ar-condicionado, produção de alimentos, saco de papel para as lixeiras em substituição às de plástico, enfim", explicam.

Nesta iniciativa - que está ligada ao Projeto Consumo Sustentável que a cooperativa mantém desde 2019 - estão envolvidos filhos e filhas de associados e associadas, bem como da comunidade em geral, que podem se tornar agentes ativos na promoção de práticas sustentáveis. Entre os objetivos da iniciativa estão fornecer informações que incentivem práticas sustentáveis nas propriedades, promover a produção orgânica de alimentos, intensificar medidas de combate às alterações climáticas e seus impactos através da agricultura regenerativa.

A metodologia consiste em três atividades de formação por meio de palestras nas escolas, distribuídas em três meses do ano. Cada atividade abordará uma temática específica relacionada à gastronomia natural, ao cultivo orgânico de plantas e à sustentabilidade. A primeira rodada aconteceu no mês de março e está sendo realizada nas escolas de Água Santa, Mato Castelhano, David Canabarro, Santa Cecília do Sul e Vila Lângaro.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais