Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

6ª Conferência Estadual de Cultura delibera sobre políticas públicas do setor

por Rudimar Galvan

Representando o município de Lagoa Vermelha, estiveram os delegados, Hil Cunha, Mayara Fernandes, Rodrigo Cardoso, Flávia Favretto e Marivone Pozer

Foi realizado nos dias 25 e 26 de janeiro, a 6ª Conferência Estadual de Cultura, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre. O evento contou com a presença de representantes de Lagoa Vermelha.

A programação contou com painéis, palestras e grupos de trabalho temáticos. Além do governador Eduardo Leite, da titular da Sedac, Beatriz Araujo, da secretária-adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, e do secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, participaram do evento nomes como o ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medellín (Colômbia), Jorge Melguizo, o professor e pós-doutor em Direito, Francisco Humberto Cunha Filho, a consultora internacional de políticas de artes, cultura e desenvolvimento, Marta Porto, e a escritora e ativista anticapacitista, Lau Patrón, entre outros.

Representando o município de Lagoa Vermelha, estiveram os delegados, Hil Cunha, Mayara Fernandes, Rodrigo Cardoso, Flávia Favretto e Marivone Pozer.

 

Eixos temáticos

Os debates da 6ª Conferência Estadual de Cultura foram organizados em torno de seis eixos: institucionalização, marcos legais e Sistema Nacional de Cultura; democratização do acesso à cultura e participação social; identidade, patrimônio e memória; diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; direito às artes e linguagens digitais.

Antecederam o evento conferências municipais e intermunicipais (que envolveram 280 municípios) e encontros setoriais de cultura. Nessas reuniões, foram definidas propostas, que foram analisadas no segundo dia da Conferência Estadual, em seis grupos de trabalho. Ao fim do evento, uma plenária geral escolheu, por votação, as proposições que serão encaminhadas para avaliação da Conferência Nacional – duas por eixo.

O evento também elegeu 42 delegados que participarão da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que tem como tema “Democracia e Direito à Cultura”. A conferência acontecerá em Brasília, de 4 a 8 de março. No total, o Rio Grande do Sul terá 60 delegados na Conferência Nacional (os 18 restantes já foram definidos nos encontros setoriais).

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais