Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Big Band Comunitária UPF é uma das atrações da Feira do Livro

por Rudimar Galvan

Grupo de Choro e o Núcleo Suzuki de Violino que integram os projetos de extensão da UPF, também estão confirmados

Apresentações serão durante a programação da Feira do Livro.
Foto: Divulgação

O Projeto Circuito Cultural UPF, faz parte de projetos de extensão da Universidade de Passo Fundo, que visa subsidiar o desenvolvimento de práticas e formações artístico-culturais com o objetivo de incentivar e divulgar novos talentos provenientes da comunidade, em especial, os de maior vulnerabilidade social.

Entre grupos desenvolvidos no Circuito Cultura estão o Grupo de Choro, o Grupo de Violinos Suzuki e a Big Band Comunitária, que estarão presentes na Feira do Livro de Lagoa Vermelha.

O projeto propõe uma interface entre o saber acadêmico e a cultura musical da comunidade local. Os participantes realizam diversas atividades de pesquisa e educação musical, apresentações públicas e oficinas da música.

Choro: O choro ou chorinho é um gênero de música de origem urbana, cultivado desde as primeiras décadas do século passado em centros urbanos. A instrumentação usual consiste em instrumentos de sopro como a flauta, clarinete e saxofone, associados a um naipe de cordas constituído, geralmente, por violões, cavaquinho e bandolim. Na maioria das vezes, o choro caracteriza-se por sua execução instrumental. Diferencia-se do samba ou pagode não somente por isso, mas também por características da forma musical, instrumentação, ritmo e estilo.

O projeto da UPF se desenvolve com pesquisa de repertório proveniente de compositores gaúchos, como Octávio Dutra, Lúcio do Cavaquinho, Kim Ribeiro e Plauto Cruz, entre outros. Choros tradicionais de Pixinguinha, Altamiro Carrilho e diversos compositores de outros estados do Brasil também fazem parte do trabalho.

Grupo Suzuki: O objetivo do método Suzuki é desenvolver o talento musical de crianças e jovens. A maneira Suzuki de ensinar é baseada em sua filosofia educacional: não é uma metodologia técnica, mas mantém suas próprias características, que a distinguem do ensino tradicional. O talento não é inato. As crianças começam cedo a participar do ensino da leitura musical, com repertório igual para todos os instrumentos, repetição constante das peças estudadas e memorização. Os efeitos que a filosofia Suzuki causa sobre os pais e as crianças manifestam-se no aprender.

O Núcleo Suzuki da UPF é aberto a todos aqueles que desejam entrar no mundo da música. O Núcleo, que realiza apresentações regularmente por todo o Estado, fica localizado no Campus III.

Big Band: A orquestra de sopro no estilo “Big Band”, que indica um grande grupo instrumental associado ao jazz, formado basicamente por doze a vinte e cinco músicos distribuídos em naipes de saxofones, trombones, trompetes e a base que é composta por bateria, percussão, contrabaixo elétrico e acústico, guitarra, piano e teclado. A formação da Big Band da UPF ocorreu no ano de 2013, através da iniciativa de um grupo de músicos profissionais e amadores interessados em promover e socializar a cultura no norte do estado, uma vez que a cidade de Passo Fundo é reconhecida regionalmente como centro sócio-econômico e cultural. Tem como característica a difusão da música brasileira utilizando elementos do jazz.

FEIRA DO LIVRO

A apresentação do Núcleo Suzuki, será na sexta-feira, dia 13 de novembro, ás 20h, e posteriormente às 21h, o Grupo de Choro fará um show instrumental.

No sábado, dia 14 de novembro, a Big Band Comunitária, realizará sua apresentação, às 19h.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais