Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Atriz e professora de teatro lagoense encena Erico Verissimo na Feira do Livro

por Rudimar Galvan

Ao completar 83 anos, o texto de Erico Verissimo, escrito em 1938, continua atual e muito atraente. Aborda temas como intolerância, dificuldade de comunicação e bullying, assuntos muito discutidos nos dias de hoje. Mesmo passado tanto tempo, o “diferente” ainda sofre preconceito e é discriminado na sociedade, e a falta de comunicação é cada vez mais percebida em tempos midiáticos. O Urso com Música na Barriga narra as aventuras de um ursinho especial que se expressa pelos sons melodiosos de sua barriga e impressiona pela riqueza de seu enredo, pela engraçada peculiaridade de seus personagens e, sobretudo, pela forte mensagem de humanidade que carrega. Montado pela primeira vez por uma companhia de teatro, a peça realizou seis sessões gratuitas para escolas em novembro de 2016, projeto contemplado pelo Fumproarte.

Dirigido pela atriz Arlete Cunha e montado pelo grupo Atimonautas,o espetáculo valoriza esse que é um dos mais importantes textos da nossa literatura infantil. A estória do livro é baseada no convívio dos animais do Bosque Perdido e a vida do PequenoUrso, que é especial por se comunicar de uma forma inusitada, através da música que sai da sua barriga. “Esta característica foi essencial na escolha, pois vivemos momentos de intensos debates nas escolas e na sociedade sobre o preconceito, a discriminação social e o bullying, afirma o ator e manipulador Alberto Vermelho.Com forte apelo poético, inserida no fascinante mundo do teatro de animação a história traz motivos para reflexão sobre esses importantes temas contemporâneos.

Apesar de ser mais reconhecido por sua obra adulta, Verissimo, também se destacou com maestria na literatura infantil. Na sua imaginação mais do que fértil, criou histórias que mesclam os contos de fadas com a contemporaneidade, fazendo conviver personagens humanos com personagens animais e inanimados - ambos com comportamento e características humanas, interagindo em um universo lírico e poético sem igual. A principal produção literária infanto-juvenil de Erico se concentra em onze livros. Alguns pesquisadores afirmam que o autor teve publicada a impressionante soma de 195 mil exemplares entre final dos anos 30 e início dos 40. Segundo a pesquisadora Cristina Maria Rosa (UFPel, 2012)“foi a literatura para crianças produzida intensamente, com tiragens numerosas e em curto espaço de tempo que “apresentou” Verissimo para as famílias gaúchas. O mercado, ávido pelo gênero recém inventado no Brasil – o literário infantil – soube dar o retorno esperado por Erico que, obra a obra, tornou-se um campeão de vendas e consolidou sua influência.”

O grupo Atimonautas escolheu usar bonecos de manipulação direta (grandes e pequenos), bonecos de vestir e marionetes, num grande esforço para representar as diversas atmosferas da obra de Erico Verissimo. Essas técnicas fazem parte do universo mágico do teatro de animação e, ao interagirem, produzem efeitos que tendem a uma representação do fantástico, mergulhando no ambiente dos contos de fadas. O método de trabalho do grupo foi estabelecido pelo convívio profissional que iniciou em 2005. Através de pesquisas, improvisações e diálogos contínuos, os integrantes, em encontros diários, vão elaborando as cenas e estudando os movimentos dos bonecos até o ponto em que as cenas tomem forma e façam sentido dentro da dramaturgia pretendida. A novidade no processo de concepção do grupo Atimonautas, para a montagem O Urso com Música na Barriga, é a direção de Arlete Cunha, atriz de notável destaque na cena de Porto Alegre. A iluminação também tem importante papel e, portanto, o iluminador Vinícius Lopes assumiu a tarefa de encontrar as nuances certas que contribuirão com os tons coloridos da encenação. A sonoplastia é assinada por Ricardo Pavão, experiente compositor acostumado às necessidades do teatro e recentemente premiado pela trilha da montagem cênica Um dia Assassinaram a Minha Memória.

O próprio nome Atimonautas é sugestivo: átimo (fração de tempo) + Nauta (viajante). Estimulados pelas experiências pessoais do 5º Fórum Social Mundial realizado em Porto Alegre, uma equipe composta de artistas, educadores e técnicos criou o grupo na ânsia de reinventar a ordem mundial. Reinventar ou ao menos tentar mudá-la. O grupo de bonequeiros tem como característica básica a linguagem teatral, mais especificamente a do Teatro de Animação Contemporâneo.

Sobre Jacqueline Rosa. atriz e professora de teatro

Professora Licenciada em Teatro pela UFRGS, Participou de vários espetáculos, entre eles Antígona, A Excessão e a Regra de Brecht  e O Amargo da purificação com o Grupo OI NÓIS AQUI TRAVEIZ. Ganhou premio Isnar Azevedo de melhor atriz coadjuvante com A Revolução dos Bichos. Participou do espetáculo Sinta-se em Casa na Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre, onde trabalhou como professora de Teatro por sete anos, passou pela Assistência Social nos Programas sócio-educativos e atualmente trabalha como professora de teatro na Rede Municipal de Ensino e na Casa de Cultura Athos Branco. em Lagoa Vermelha. e no espetáculo infantil O Urso com Música na Barriga, de Érico Veríssimo, com o Grupo Atimonautas.

O Urso com Música na Barriga

Feira do Livro de Lagoa Vermelha

Dia 30 de outubro de 2021 - Sábado – 14h

Classificação etária: livre, indicado para crianças de 2 a 8 anos

Duração: 40min

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais