Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Lagoa Vermelha recebe centelha da Chama da Pátria

por Diego Girardi

A programação da Semana da Pátria inicia em Setembro

Lagoa Vermelha recebeu na noite de sexta-feira (21), a centelha da Chama da Pátria. O fogo simbólico foi repassado pelo coronel Álvaro Raul Cruz e aceso pelo prefeito Getulio Cerioli. As atividades alusivas ao dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro, têm como tema municipal “Meu jeito de ser lagoense”; estadual, “Retomada de Uruguaiana na Guerra do Paraguai; e nacional, “Meu jeito de ser brasileiro”, que homenageia Olavo Bilac.

Em seu pronunciamento o prefeito Getulio Cerioli destacou o desejo de que a Semana da Pátria seja um meio para fortalecer a vontade de criar um ambiente melhor para todos através do respeito com o próximo a partir de um sentimento de integração em prol da Nação. “É necessária a participação dos pais, da escola, e principalmente da comunidade como um todo na formação dos jovens, para que eles tenham cada vez mais a esperança de um Brasil melhor. Em um momento como esse que o Brasil está vivendo, o fogo simbólico da Pátria nos faz lembrar os deveres que temos com ela”, afirmou.

O coronel da reserva da Brigada Militar, que há mais de 20 anos traz a chama para os municípios do norte gaúcho, destacou que o momento para cultuar os símbolos da nação, como a bandeira e o hino, salientando os temas que serão trabalhados durante a Semana da Pátria. “Desde 1938, realizamos a entrega da chama. Mas, a verdade, é que todo o dia é dia da Pátria, pois, todos os dias trabalhamos em nossas cidades buscando impulsionar o Rio Grande do Sul e o Brasil”, destaca.

Durante a ocasião os alunos de escolas municipais realizaram apresentações com paródias sobre Lagoa Vermelha. Em cada dia da semana o hasteamento e arriamento da bandeira ficarão centralizados em uma escola, onde também serão realizadas atividades com os alunos.

Confira a programação completa:

01/09/2014 – Terça-feira

9 horas – Translado da Centelha do Fogo Simbólico conduzido pela Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e o Grupo de Escoteiros Guaianás até a E.E.E.F. Duque de Caxias.

Hasteamento e Hora Cívica

Local: E.E.E.F. Duque de Caxias

E.E.E.F. Duque de Caxias, E.M.E.F. Antonio Carlos de Andrade Nácul, E.E.E.M. Araby Augusto Nácul, E.E.E.M. Francisco Argenta, E.E.M. Duque de Caxias /CECLEA, E.E.E. Técnico Agrícola Desidério Finamor, Escola de Educação Infantil Anjinho da Guarda, E.E.E.M. Trajano Machado, Sala de         Recursos, E.E.E.F. Dr. Silveira Neto.

16h15min – Arriamento a cargo da escola

02/09/2014 – Quarta-feira

9 horas – Hasteamento e Hora Cívica

Local: E.M.E.F. Marcílio José Machado

E.M.E.F. Marcílio José Machado, E.M.E.I. Aquarela, E.E.E.F. Diógenes Euclides da Cunha, E.E.E.F. Delfina Loureiro, E.M.E.I. Mônica Bonotto,       E.E.E.M. Presidente Kennedy, Colégio Bom Jesus, APAE, Lar da Menina.

16h15min – Arriamento a cargo da escola

03/09/2014 – Quinta-feira

9 horas – Hasteamento e Hora Cívica

Local: E.M.E.I Sol Nascente

E.M.E.I Sol Nascente, E.M.E.F João Protasio da Luz, E.M.E.F. Clóvis Pestana,  E.M.E.I. Conceição Pires, E.E.E.F. João Evangelista Saraiva, Escola de Educação Infantil Bem-Me-Quer, Escola de Educação Infantil Criança Feliz.

16h15min – Arriamento a cargo da escola

04/09/2014 – Sexta-feira

9 horas – Hasteamento e Hora Cívica

Local: E.M.E.F. Léa Beatriz de Quadros Dolzan

E.M.E.F. Léa Beatriz de Quadros Dolzan, E.M.E.I Raio de Sol,  E.E.E.F. Alda de Lourdes Seben Pereira, E.M.E.I.  Éderson Leite, E.E.E.F. José Ferreira Bueno, SAMLAVE.

Local: 16h15min – Arriamento a cargo da escola

05/09/2014 – Sábado

9 horas – Hasteamento e Hora Cívica

Local: Altar da Pátria

Executivo Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, Imprensa, Sindicatos, Sindilojas, AFUNPUMLAVE, ALPM, SIMLA, CICAS, SICOM, CDL, FIERGS/SENAI, Secretaria da Indústria e Comércio, Secretaria da Administração, Secretaria de Obras e Viação, Secretaria do Planejamento, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Saúde, Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria da Ação Social e Habitação, AABB Comunidade, Biblioteca Pública Municipal, Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar e convite direcionado a toda comunidade lagoense.

16h15min – Arriamento a cargo das entidades

06/09/2014 – Domingo

9 horas – Hasteamento

Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e PATRAM

LOCAL: Quartel da Brigada Militar

PATRAM, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Grupo de Escoteiros Guaianás, Presídio Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Movimento Tradicionalista Gaúcho – 8ª Região Tradicionalista. CTG Alexandre Pato e seus Piquetes Filiados, Grupo Folclórico Bombacha Preta, Grupo Arte Nativa Lagoa Vermelha, CTG Raízes Pampeanas, CTG Bombacha Branca e seus Piquetes Filiados, DCT Tio Góes e seus Filiados, ABAMF – Grupo Tradicionalista Heróis Farroupilhas.

16h15min – Arriamento a cargo da Brigada Militar

07/09/2014 – Segunda-feira

9 horas – Hasteamento

13h e 30min – Caminhada Cívica

Local: Altar da Pátria

Caminhada com a participação das escolas das redes Municipal, Estadual e Particular, entidades e a comunidade lagoense.

Extinção da Centelha da Pátria pelo homenageado da Semana Farroupilha 2015, tradicionalista Ari Chaves.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais