Planetário itinerante estará na Feira Regional do Livro e Cultura na Praça
Com mais de 10 anos de trajetória, o projeto já levou conhecimento e encantamento para mais de 1 milhão de pessoas em 19 estados brasileiros
O público de Lagoa Vermelha terá a oportunidade de vivenciar uma experiência única no universo da astronomia. Durante todos os dias da Feira Regional do Livro e Cultura na Praça, que acontece de 15 a 18 de outubro na praça Frei Mateus Dolzan, o Urânia Planetário, considerado o maior planetário itinerante do Brasil, estará presente.
Com mais de 10 anos de trajetória, o projeto já levou conhecimento e encantamento para mais de 1 milhão de pessoas em 19 estados brasileiros. Criado por Edna Esteves da Silva, ex-diretora do planetário da UFSC, e conduzido por seu filho, Tiago José da Silva, o Urânia é hoje referência nacional em divulgação científica e já foi reconhecido pela Associação Brasileira de Planetários (ABP). Em 2024, foi o planetário oficial da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.
O planetário conta com uma cúpula inflável de 7 metros de diâmetro e 3,80 metros de altura, equipada com projetor digital fulldome 4K de 8.500 lúmens. As sessões têm duração média de 45 minutos e combinam aula com astrônomo, filme educativo e entretenimento, atendendo diferentes faixas etárias a partir dos 3 anos.
Além das apresentações, o público também terá contato com oficinas astronômicas e acesso a um curso gratuito de Astronomia online, que aborda desde o Sistema Solar até temas como constelações, planetas extrasolares e buracos negros.
Com o slogan “Juntos na mesma página”, a Feira Regional do Livro e Cultura na Praça tem a realização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, através das Prefeituras de Lagoa Vermelha, Caseiros, Capão Bonito do Sul e Muliterno.

Comentários