Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Nicanor Alves de Lima é homenageado em Capão Bonito do Sul

por Rudimar Galvan

Patrão do CTG Alexandre Pato, de Lagoa Vermelha, por duas gestões, Chefe de Gabinete e Secretário Municipal da Infraestrutura, em Capão Bonito do Sul (2013 a 2016), Nicanor Alves de Lima foi também tesoureiro da Associação de Ovinocultores (Assovino). Em 2008, recebeu o reconhecimento do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, com a Comenda João de Barro, já em 2012 recebeu a Comenda São João Maria, concedida pela entidade, em reconhecimento a seu trabalho. Nicanor faleceu em novembro de 2018, aos 62 anos.

Nesta semana, Tio Nica, como era carinhosamente chamado, teve seu legado relembrado durante homenagem prestada à família. Ele foi escolhido como homenageado da Semana Farroupilha e, após almoço campeiro, realizado na EMEF Firmino Frizzo, a comunidade escolar acolheu aos familiares em um momento de emoção e reconhecimento aos serviços prestados e legado deixado por Nicanor. Estiveram presentes a esposa Ivanir Lima e seus filhos Christiano e Thiago Lima, as noras e o neto, demais familiares, amigos e companheiros do Piquete Passo dos Lima.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marizete Rauta, enfatizou a escolha pelo homenageado e a importância de destacar o legado deixado por Nicanor. “Quando iniciamos os preparativos para a Semana Farroupilha e escolhemos os homenageados, a primeira pessoa que nos veio à mente foi o Nicanor Lima, uma pessoa que prestou o seu trabalho, o seu amor pela tradição e pela cultura do nosso Rio Grande do Sul. Em todas as atividades que ele participava, sempre pedia para que a cultura gaúcha se mantivesse viva nas escolas, e assim o faremos”, disse.

Em sua manifestação, o prefeito municipal, Felippe Rieth destacou os talentos locais que apresentaram-se durante a homenagem, bem como, o tradicionalismo de Nicanor. “Sinto-me energizado por tudo que vivenciei durante as apresentações em homenagem ao Tio Nica. Um sentimento de dever cumprido ao ver os nossos talentos locais demonstrando seus dons. Da nossa terra, nossos orgulhos. Orgulho que sempre esteve estampado na fala e ações do Tio Nica, a quem carinhosamente chamava de Paixão Côrtes, pois assim como o músico, o nosso amigo Nicanor Lima conseguiu transmitir aquilo que era sua essência a tradição gaúcha, querer e fazer com que a cultura fosse espalhada e levada a todos”.

A senhora Ivanir Lima, representou a família de Nicanor Alves de Lima e emocionou-se ao relembrar a convivência e o legado de seu esposo. “Estamos felizes e agradecidos por mais essa homenagem. Nicanor era uma pessoa mais contida, mas que cultuava com amor a tradição ao Rio Grande do Sul. As crianças o adoravam e sem dúvidas somos honrados por ter feito parte da vida dele, que tanto fez pelo Estado e pelos seus. Agradeço pela lembrança, e aos meus filhos pelos exemplos que são”, expressou.

A vida e trajetória de Nicanor Alves de Lima foi relembrada e retratada através de apresentações das EMEFs Firmino Frizzo e Horácio Severo da Costa e da EMEI Pequenos Anjinhos Joana Scopel Bolsonelo. Foram realizadas ainda, apresentações dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Abelardo José Nácul, e musicais com a Banda Marcial do município que conta com estudantes da Rede Municipal e Estadual de Ensino.

Programação gaudéria

Entre as ações, alusivas à Semana Farroupilha, foram realizadas diversas atividades nas escolas municipais, como a II Gincana Farroupilha da EMEI Pequenos Anjinhos Joana Scopel Bolsonelo, apresentações artísticas e almoço campeiro na EMEF Horácio Severo da Costa, e Torneio de Laço de Vaca Parada, com o Prêmio Nicanor Lima de Laço e Concurso Fotográfico, na EMEF Firmino Frizzo. Já na Rede Estadual de Ensino, cada um com a sua cuia, os alunos da EEEM Dr. Abelardo José Nácul participaram de mateada na escola. Para todos os alunos, foi apresentado o espetáculo teatral “Mas bah Tchê” como é grande o meu Rio Grade.

Para finalizar as comemorações Farroupilha no município, no final de semana, de 24 a 26, será realizado o 1º Duelo do CTG Nenê Lima, no Parque Municipal de Eventos João Lindolfo Bolsonelo. Serão distribuídos mais de R$ 40 mil em prêmios aos participantes das atividades. 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais