Lagoa Vermelha celebra a cultura gaúcha em grande desfile da Semana Farroupilha
O evento foi marcado pelo entusiasmo, pela devoção às tradições
Foi realizado na manhã deste sábado (20) o tradicional Desfile Cívico-Tradicionalista da Semana Farroupilha 2025, na Avenida Afonso Pena, reunindo entidades, piquetes, escolas e a comunidade em geral. O evento foi marcado pelo entusiasmo, pela devoção às tradições e pelo fortalecimento do sentimento de pertencimento à cultura gaúcha, com destaque para as homenagens a Alvicio José Teles e ao Piquete 35, reconhecidos por suas contribuições ao tradicionalismo local.
A abertura contou com a chegada da Centelha da Chama Crioula, conduzida pelos cavalarianos do Piquete 35, trazendo o símbolo desde Caxias do Sul até o palanque oficial. O ato cívico contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, civis, militares e religiosas, incluindo o prefeito Eloir Morona, o secretário estadual do Turismo Ronaldo Santini e o vice-presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Kramer, além de representantes da Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
O desfile teve três grandes momentos: entidades, desfile temático e desfile campeiro, com a participação de grupos como Escoteiros Guaiánas, CTGs Alexandre Pato e Bombacha Branca, Piquete 35, Casa da Cultura – Fábrica de Gaiteiros, APAE, entre outros. A programação evidenciou a diversidade cultural de Lagoa Vermelha e a importância do envolvimento da comunidade na preservação das tradições gaúchas.
O Desfile Cívico-Tradicionalista foi o ponto alto de uma semana intensa de celebrações, que ocorreram de 12 a 20 de setembro com atividades culturais, campeiras e artísticas. Com organização realizada por nove instituições locais, a Semana Farroupilha 2025 reafirmou Lagoa Vermelha como guardiã da tradição gaúcha, celebrando sua história e projetando o legado cultural para as novas gerações.
Comentários