Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Semana Farroupilha: Desfile celebra a cultura gaúcha com solidariedade

por Rudimar Galvan

Durante o desfile foram arrecadadas doações de materiais de higiene e limpeza que serão encaminhados para as pessoas prejudicadas pelas enchentes

Na tarde da quarta-feira, dia 20 de Setembro, o “Dia do Gaúcho”, aconteceu na Avenida Afonso Pena o Desfile Solidário da Semana Farroupilha 2023 de Lagoa Vermelha.

O já tradicional desfile temático e campeiro, que enaltece e celebra a cultura gaúcha, neste ano foi ainda mais especial, pois assumiu um novo e simbólico papel, ganhando um caráter de empatia e solidariedade, com arrecadações de doações de materiais de higiene e limpeza que serão encaminhados para as pessoas prejudicadas pelas enchentes.

Para dar início ao evento grupo de cavalarianos do Piquete 35 que realizaram a condução da Centelha Chama Crioula, desde a cidade de Cristal, onde foi gerada neste ano, até Lagoa Vermelha trouxe até o palanque oficial a Centelha da Chama Crioula. Na oportunidade, representando os cavalarianos, o Secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, fez a entrega simbólica da Centelha da Chama Crioula para o Prefeito Gustavo Bonotto que juntamente com a Homenageada da Semana Farroupilha Municipal, Nóra Vieira da Silva, realizaram o acendimento da Chama.

Participaram do Desfile Solidário: Grupo Escoteiro Guaianás, Brigada Militar, Polícia Civil, CTG Alexandre Pato, Escola Estadual Trajano Machado, Associação dos Artesãos e Associação dos Empreendedores de Turismo de Lagoa Vermelha, Grupo de Arte Nativa de Lagoa Vermelha, DTG Tio Góes, Fábrica de Gaiteiros, Escola Estadual Técnica Agrícola Desidério Finamor, Piquete 35, Grupo Folclórico Bombacha Preta, CTG  Bombacha Branca, Núcleo Biriva de Criadores de Cavalos Crioulos, Piquete de laçadores Marca Nativa, Piquete Passo do Lima, Piquete Rincão da Esperança, Piquete de Laçadores Cabanha Don Coradino, Cabanha Velho Passo, Estância da Liberdade, Cabanha do Ipê, Potro Sem Dono, Rincão dos Colorados, Cabanha Sucará, Herança de Tropeiro, Piquete Cabanha das Rosas e CTG Nenê Lima de Capão Bonito do Sul.

O Presidente da Câmara de Vereadores Gabriel Viera; o Tenente da Brigada Militar, Givanildo Paiz; a Delegada Regional da Polícia Civil, Alessandra Matielo Crestani; o Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, Padre Lindomar Santos; a Secretária Municipal do Planejamento, Fabiana Braciak Prestes; a Primeira-dama Raquel Dalberto Bonotto e o Chefe de Gabinete, Alvicio Teles, foram algumas das autoridades presentes no evento.

Também assistiram ao desfile o Coordenador da Semana Farroupilha 2023 e Secretário Municipal De Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota, o Conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG da 8ª Região, Carlos Moraes, a Homenageada da Semana Farroupilha da 8ª Região Tradicionalista, Ana Catarina Lenzi Pacheco, a Coordenadora da 8ª Região Tradicionalista, Lauri Terezinha Brandão de Almeida. Além disso, dezenas de pessoas presenciaram o Desfile Solidário ao longo da Avenida Afonso Pena.

Assim como em diversas partes do estado, de 13 a 20 de setembro, através da Semana Farroupilha, uma série de eventos movimentaram Lagoa Vermelha, destacando e valorizando a cultura gaúcha. Neste ano, o tema da Semana Farroupilha foi o “Centenário de 1923”, e além das homenageadas a nível de Município e pela 8ª Região Tradicionalista, a cantora e compositora, Maria Luiza Benitez recebeu um reconhecimento especial, sendo homenageada como Patrona dos Festejos Farroupilha 2023.

O Desfile Solidário fez parte da programação da Semana Farroupilha 2023 de Lagoa Vermelha que foi organizada por 20 entidades do Município.  São elas: Câmara de Vereadores, Brigada Militar, CTG Alexandre Pato, Piquete 35, GAN Lagoa Vermelha, CTG Bombacha Branca, Grupo Folclórico Bombacha Preta, EMATER, Escola Estadual Trajano Machado, Grupo de Escoteiros Guaianás, Núcleo Biriva de Criadores de Cavalo Crioulo, DCT Tio Góes, Conselho Municipal de Políticas Culturais, Conselho Municipal de Turismo, Sindicato Rural de Lagoa Vermelha/Caseiros/Capão Bonito do Sul, Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Lagoa Vermelha – ATAPELV, Escola Estadual Técnica Agrícola Desidério Finamor, Paróquia São Paulo e Prefeitura Municipal de Lagoa Vermelha.

Fotos: Roselle dos Santos/Assessoria de Imprensa

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais