Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Escritora Joscelaine Carneiro fala sobre as suas obras e conta um pouco da sua história

Baixar Áudio por Daniel Zantut

Como escritora já possui poesias publicadas em três livros

Rudimar Galvan e Joscelaine Carneiro Lourenço de Lima e
Foto: Daniel Zantut/Tua Rádio

A Tua Rádio Cacique, em parceria com a Associação Cultural Mônica Bonotto, realizou nesta terça-feira, dia 20 de setembro, mais uma entrevista dentro do projeto Nossa Terra em Palavras. Hoje a entrevistada foi a escritora Joscelaine Carneiro Lourenço de Lima.

Como escritora já possui poesias publicadas em três livros:

- 2011- Essência de um povo (CTG Porteira do Rio Grande)

- 2012 - Concurso Estadual de Poesias (Publicação do Movimento Tradicionalista Gaúcho)

- 2013 - 2º Concurso Estadual de Poesias (Publicação do Movimento Tradicionalista Gaúcho)

Formada no Magistério, pela Escola Normal Rainha da Paz e em Pedagogia, pela Universidade de Passo Fundo, Campus Lagoa Vermelha, iniciou suas atividades no magistério municipal, dando aula para classes multisseriadas, no ano de 1989, no interior de Lagoa Vermelha (Campinas).

Posteriormente, foi transferida para a sede do município, trabalhando nas escolas municipais Léa Beatriz, João Protásio da Luz e Clóvis Pestana. Mais tarde, foi cedida ao Conselho Municipal de Educação, onde desempenha suas funções até os dias de hoje, como Assessora Técnica. Em 1995, foi nomeada como professora estadual, trabalhando na escola de Santa Luzia até o ano de 1998, quando foi transferida para a escola Trajano Machado, onde atualmente é Vice-Diretora.

Iniciou seus escritos por volta de 1998, participando de concursos de crônicas e contos.  Foi premiada em duas oportunidades, na Câmara Municipal de Vereadores de Lagoa Vermelha, com a crônica: “Lagoa Vermelha, uma projeção para o futuro” e o conto: “Encontro na Esquina”.

No ano de 2011, a convite das prendas do CTG Porteira do Rio Grande, colaborou com o livro Essência de um Povo, tendo publicado a poesia “Ser Gaúcho”. Em 2012, participou do Concurso Estadual de Poesias, promovido pelo MTG/RS, recebendo menção honrosa pela poesia “No Tempo dos nossos Avós”. Em 2013, participando da 2ª edição desse Concurso, também foi premiada com a poesia “Mulheres Gaúchas”.

Ainda em 2013, foi homenageada na Semana Farroupilha de Lagoa Vermelha, onde fez todos os seus pronunciamentos em forma de versos.

Em 2017, participou de uma roda de conversa com escritores lagoenses, durante a Feira do Livro de Lagoa Vermelha, ocasião em que finalizou sua fala com a poesia “A Família e a Leitura”, de sua autoria. Ouça a entrevista.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais