Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Museu municipal recebe doação de livros de família Moraes Branco

por Rudimar Galvan

O Museu Municipal recebeu a doação de centenas de livros para compor o patrimônio histórico da cidade. Os itens, doados pela família Moraes Branco, irão enriquecer ainda mais o acervo histórico municipal.

Os livros, alguns com mais de 100 anos, fizeram parte da história da família de seu Heliodoro Moraes Branco, conhecido como Athos Branco. Oficial do primeiro cartório de registros de imóveis no Município, Athos construiu sua casa há cerca de 70 anos, na Avenida Benjamin Constant, esquina com a Borges de Medeiros, quase em frente à escola Bom Jesus, onde viveu por muitos anos com sua família, até vir a falecer, em 23 de julho de 1967, aos 60 anos de idade.

A casa, que já faz parte da história da cidade, permanece até hoje com as mesmas características da época. Recentemente, em visita a cidade, a família decidiu doar duas estantes com cerca de 20 coleções de livros à Biblioteca Municipal, tornando-os parte do patrimônio histórico cultural municipal.

Pércio de Moraes Branco, um dos filhos de Heliodoro Moraes Branco, foi quem entrou em contato com servidores da Biblioteca para realizar a doação. Ele, que além de ex-morador da cidade, é geólogo e autor de oito livros publicados, esteve no Município para realizar a entrega do acervo, juntamente com seus irmãos, na quarta-feira, dia 12 de maio.

Inicialmente, os livros seriam destinados à Biblioteca Municipal, mas devido a sua história, muitos deles datados de 1917, e que segundo Pércio, pertenceram a seu avô, pai de Heliodoro, farão parte do acervo do Museu Municipal, junto de outros itens memoráveis na cidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais