Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Comissão dos Festejos Farroupilhas inicia organização com foco na solidariedade

por Rudimar Galvan

A nível estadual, o cantor, compositor e violonista Pedro Ortaça será o patrono dos festejos deste ano. Em Lagoa Vermelha, a Comissão ainda não apresentou nomes para definição

Entidades reunidas para reunião da Semana Farroupilha.
Foto: Divulgação/Pedro Ramos/Assessoria de Imprensa

A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas realizou a primeira reunião de alinhamento para as festividades de 2024. Este ano será marcado pela solidariedade aos gaúchos atingidos pelas enchentes. Na reunião, foram avaliados os pontos positivos e negativos da última edição.

O encontro aconteceu na Casa da Cultura. A Comissão está organizada em 20 entidades parceiras, incluindo: Prefeitura (Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Desporto e de Desenvolvimento Econômico), Câmara de Vereadores, Brigada Militar, CTG Alexandre Pato, Piquete 35, Grupo de Arte Nativa, CTG Bombacha Branca, Emater/RS, Escola Estadual Trajano Machado, Escola Estadual Agrícola Desidério Finamor, Grupo de Escoteiros Guaianás, Grupo Folclórico Bombacha Preta, Núcleo Biriva de Criadores de Cavalo Crioulo, Conselho Municipal de Políticas Culturais, Conselho Municipal de Turismo, Sindicato Rural, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Paróquia São Paulo, Sindilojas, Lions Clube, Associação dos Artesãos e Associação dos Motoristas.

A nível estadual, o cantor, compositor e violonista Pedro Ortaça será o patrono dos festejos deste ano. Em Lagoa Vermelha, a Comissão ainda não apresentou nomes para definição.

Em 2023, os Festejos Farroupilhas homenagearam, a nível municipal, Nóra Vieira da Silva e Ana Catarina Lenzi Pacheco, a nível de 8ª RT.

Sobre o Patrono

Pedro Marques Ortaça nasceu em 29 de junho de 1942, em São Luiz Gonzaga, um dos Sete Povos das Missões. É cantor, compositor e violonista de música nativista. Foi eleito personalidade do século em São Luiz Gonzaga e é conhecido como um dos Quatro Troncos Missioneiros, junto com Jayme Caetano Braun, Noel Guarani e Cenair Maicá. Em 2006, foi agraciado com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, entregue pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em 2009, lançou o DVD “Pedro Ortaça”, gravado em São Miguel das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo. É Mestre das Culturas Populares Brasileiras, prêmio Humberto Maracanã, do Ministério da Cultura, e tem mais de 120 músicas de sua autoria, consagrando-se como um dos principais baluartes da cultura gaúcha.

Homenagem a Jayme Caetano Braun

O tema dos Festejos Farroupilhas de 2024 é o “Centenário de Jayme Caetano Braun”. A Secretaria da Cultura (Sedac), confirmando a relevância cultural e intelectual do artista, apresentou uma homenagem, oficializada pelo decreto estadual 57.354/223. Durante sua notável carreira, o artista compôs diversas payadas, poemas e canções, sempre destacando o Rio Grande do Sul, a vida campeira, os modos, saberes e práticas do sul gaúcho e do gaúcho sul-rio-grandense, bem como a natureza peculiar da região missioneira do Estado. Trata-se de um artista de suma relevância, cujo legado contribui para o fortalecimento e promoção da cultura e das tradições gaúchas.

Em 2023, os Festejos Farroupilhas tiveram como tema “Centenário da Revolução de 1923” e Maria Luiza Benitez como patrona. No ano anterior, o tema foi “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, e o patrono foi Adair de Freitas.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais