Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Acervo do Museu Garibaldino Lourenço de Lima de Lagoa Vermelha recebe tratamento e catalogação por empresa especializada em museologia

por Rudimar Galvan

Obras estão em andamento

Tiveram início as obras e ações de reestruturação do Museu Garibaldino Alves Lourenço de Lima, que amplia as possiblidades de proteção ao acervo, memória histórica e fomento no potencial cultural e turístico de Lagoa Vermelha. O projeto é executado de forma participativa com a coordenação da Casa da Cultura Athos Branco, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e Secretaria Municipal de Planejamento, através de equipes constituídas, conselho e associações.

Contemplado no Edital “+ Museus” do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto “Resgate das Raízes Lagoenses”, vai possibilitar maior acessibilidade para os visitantes, criação de espaços para ações educativas, ampliação do espaço de exposição permanente do Museu, digitalização, catalogação e higienização do acervo, pesquisa histórica, revisão do Plano Museológico, novas tecnologias visando a interatividade, possibilidade de intercâmbios com outros museus, além de outras áreas contempladas.

Nesta semana, a empresa Pantheon Patrimônio e Cultura esteve em Lagoa Vermelha, com uma equipe formada por cinco profissionais, realizando o levantamento do acervo do Museu Municipal. Nesta primeira etapa foram catalogados mais de 300 itens, divididos em coleções temáticas. O acervo é composto de peças relacionadas as lides campeiras, fotos antigas, máquinas de escrever, peças do cotidiano escolar e dos lares, móveis, projetores do antigo Cine Teatro Guairacá, filmes, livros e revistas sobre cinema e cartazes doados pela Cinemateca Capitólio de Porto Alegre entre outras peças de valor histórico.

A empresa de Museologia Pantheon tem sede em Canoas e foi a vencedora da licitação para assessoria e montagem do novo museu. É formada por três museólogas graduadas e mestras pela UFRGS, com o objetivo de viabilizar cultura através de serviços personalizados para museus e projetos culturais, auxiliando no desenvolvimento cultural dos locais onde atuam.

As próximas etapas do projeto preveem continuidade da catalogação e pesquisa histórica, criação de projetos e ações educativas, contatos com museus em todo o Brasil para possíveis intercâmbios e licitações para compra de mobiliário e tecnologia, aguardando o término da obra para as novas instalações do Museu Garibaldino Lourenço de Lima. Trabalha-se para que seja uma referência cultural em toda a região proporcionando visitas guiadas, interatividade, escolas no museu e outras atividades além de promover a educação, a cultura e o turismo em Lagoa Vermelha.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais